Município de Esposende vai dispor de Espaço do Cidadão

Qualidade
14 Agosto 2014

O Município de Esposende vai dispor de um Espaço do Cidadão. Na sequência do protocolo de cooperação recentemente celebrado entre o Município e a Agência para a Modernização Administrativa, o executivo municipal deu luz verde à instalação deste serviço nos Paços do Concelho.

Integrada numa política de modernização e simplificação na prestação de serviços ao cidadão, o Município de Esposende entendeu acolher este novo conceito de atendimento, com o intuito de melhor responder às suas necessidades, numa nova era digital com o modelo de atendimento digital assistido.

Neste Espaço, com o apoio assistido de funcionários qualificados, os cidadãos poderão aceder aos serviços online de diversos organismos, nomeadamente, ADSE, ACT, IGAC, DGC, SEF, CGA, IMT, e Portal do Cidadão. Deste modo, qualquer cidadão que necessite, por exemplo, de dar início ao procedimento para renovação da sua carta de condução ou para o seu processo de reforma, não terá necessidade de se deslocar para fora do concelho, podendo fazê-lo no Município.

O Espaço do Cidadão tem como principais objetivos: proporcionar um atendimento mais conveniente, mais rápido e mais próximo do cidadão, ao proporcionar o acesso a serviços públicos disponibilizados on line de forma mediada e assistida; e reforçar a coesão territorial e social, na medida em que a rede de Espaços do Cidadão pretende majorar os territórios de baixa densidade populacional. Pretende ainda aumentar a qualidade da prestação de serviços públicos enquanto ponto único de contacto com a Administração e combater a infoexclusão, na medida em que o atendimento preconizado promove a literacia digital.

Este conceito de atendimento visa assim constituir-se um complemento à já existente rede de Lojas do Cidadão, numa lógica de maior proximidade.