Caminhos de Santiago dão o mote à Festa da História em Esposende

24 Agosto 2017

_DSC0011

Os caminhos de Santiago dão o mote à Festa da História que até ao próximo domingo vai animar a cidade de Esposende, numa organização do Município de Esposende e da Associação Comercial e Industrial de Esposende (ACICE).

O evento arrancou hoje, ao final da tarde, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e do Presidente da ACICE, José Faria, entre outras individualidades.

Benjamim Pereira refere que “Esposende é um concelho turístico e, como tal, tem de garantir oferta aos turistas e visitantes, com propostas que vão desde à música à cultura, passando por várias outras áreas”. Neste contexto, sublinha, “o Município, juntamente com a ACICE, aproveitando o formato da Feira Medieval que vínhamos a realizar anualmente, pensou um novo modelo de animação, com vista à promoção turística do concelho é à não menos importante dinamização do tecido económico local”.

A primeira edição da Festa da História aposta, deste modo, num dos baluartes do turismo contemporâneo e com assinalável expressão também no concelho de Esposende, os Caminhos de Santiago, nomeadamente o Caminho Português da Costa.

A zona central da cidade está vestida a rigor convidando os visitantes a recuarem no tempo e a experienciarem as vivências da época. A recreação histórica remonta ao Século XVI e visa retratar a passagem dos Caminheiros pelo Caminho Português da Costa até Santiago de Compostela, considerando que há várias passagens da história do concelho de Esposende associadas a este período.

O centro de Esposende está transformado por estes dias num mercado de época, envolvendo a comunidade local, o meio associativo, empresarial e ainda os residentes, num evento que promete intensa animação, com espetáculos de fogo, música, dança, artes circenses, recriações de episódios históricos. Componente essencial é a gastronomia, não faltando também o indispensável espaço infantil, com jogos, para os mais pequenos. O evento reparte-se pelo Largo Rodrigues Sampaio, Rua 1.º de Dezembro, parte da Av. Valentim Ribeiro, Praça do Município, Largo Fonseca Lima e Rua Conde de Castro.

“Estão reunidos os requisitos para uma grande festa em torno da História dos Caminhos de Santiago que, pela sua envolvência constituirá, certamente, um evento de sucesso”, afirma o Presidente Benjamim Pereira, convidando todos a partir e a usufruir destes dias de animação cultural.

A mesma convicção é manifestada também pelo Presidente da Associação Comercial e Industrial de Esposende, José Faria, que realça que “uma vez mais o Município e a ACICE unem esforços para promover Esposende e dinamizar o tecido económico local, contribuindo simultaneamente para a promoção e valorização dos Caminhos de Santiago”.

A Festa da história integra o programa Esposende Verão 2017 e acontece no âmbito da candidatura intermunicipal para a valorização dos Caminhos de Santiago, concretamente do Caminho Português da Costa, que envolve os municípios de Esposende, Valença, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Maia e Porto.