Esposende recebeu Ministro da Cultura no 14.º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

27 Outubro 2017

1

Vinte e cinco anos após a realização em Esposende do 1.º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, o Município acolhe hoje e amanhã o 14.º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, subordinado à temática “Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes”, evento que contou na sessão de abertura com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

Na qualidade de anfitrião, coube a Benjamim Pereira dar as boas vindas à centena e meia de participantes no encontro, organizado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em colaboração com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), e fazer uma breve apresentação do concelho e das suas potencialidades.

O Autarca manifestou a satisfação do Município em acolher este evento, que marca também a passagem dos trinta anos da criação do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, lembrando que a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, inaugurada há precisamente 25 anos, foi das primeiras a integrar a Rede de Leitura Pública. Notou, a propósito, que, ao longo deste período, o Município apostou na implementação e consolidação de muitos projetos, mantendo o investimento na cultura e na biblioteca em particular, privilegiando a implementação e consolidação de hábitos de leitura, bem como a valorização da história local. Entre outros exemplos, Benjamim Pereira apontou o projeto Bibliotecas de Praia, em atividade desde 1996, a valorização da história e autores locais com edições e projetos especiais, onde se inclui o Prémio Literário Manuel de Boaventura e a compra da casa do escritor que será efetivada brevemente, para além de outros projetos de cultura, de estudos e edições, a que se somam os Prémios Viana de Lima.

Nos projetos do Município, referiu Benjamim Pereira, está também a requalificação e ampliação da Biblioteca Municipal, obra que será brevemente lançada a concurso, uma vez que o equipamento é já exíguo para os fundos de que dispõe, a que acresce o facto de que irá receber uma grande e valiosa biblioteca particular, para além de que se impõe a sua requalificação para o século XXI.

O Presidente da Câmara Municipal manifestou uma palavra de apreço e empenho pela cultura, notando que Esposende, para além dos seus autores locais, foi terra de abrigo para muitos e relevantes nomes da cultura portuguesa. Concluiu a sua intervenção manifestando votos de trabalho profícuo e expressou a expetativa de que deste encontro saiam importantes diretivas e orientações para o presente e para o futuro das bibliotecas públicas nacionais.

O Ministro da Cultura sublinhou o papel das bibliotecas públicas, considerando que “desempenham um papel de ativismo cultural”, e destacou também o seu contributo para a “literacia digital”.

Reconhecendo que ainda subsistem municípios sem serviços bibliotecários ou a funcionar deficitariamente, Castro Mendes referiu que a Administração Central almeja um “maior rigor e um permanente empenhamento no apoio a todas as bibliotecas”, de modo a reafirmar o seu papel junto das populações.

O Ministro anunciou que, no sentido de incentivar a cooperação e o trabalho em rede e numa perspetiva de gestão integrada dos recursos regionais, o Governo vai avançar com a constituição de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas, através de acordos de cooperação com as Comunidades Intermunicipais, que poderão abranger também outras instituições que promovam o livro e a leitura, desde bibliotecas escolares a comunidades científicas, arquivos ou museus.

Reconhecendo que “o potencial das bibliotecas públicas é enorme” e que deve ser motivado e valorizado, Castro Mendes defendeu que “importa promover e valorizar um leque de serviços cada vez mais alargado, não receando ir para além dos modelos tradicionais”.

Socorrendo-se do tema do encontro, “Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes”, deixou uma palavra de estímulo a todos quantos mantêm vivo este “projeto de referência nacional”, dizendo que “as redes constroem-se todos os dias e de forma plural, o vosso papel nesta construção é essencial”. Assinalando que “o futuro constrói-se com passado”, o Ministro da Cultura exortou, assim, os diferentes agentes das bibliotecas públicas a “sonhar com realismo, não fechando as portas ao sonho”

Em representação da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, a Presidente da Delegação Regional Norte, Isabel Costa, que foi uma das participantes no 1.º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, falou sobre o percurso trilhado por estas bibliotecas ao longo de 25 anos, concluindo que, não obstante as dificuldades que ainda subsistem, se perspetiva um mar de oportunidades e que existe a possibilidade de abraçar novas oportunidades e novos desafios. “As bibliotecas públicas municipais são a sala de estar da comunidade”, afirmou, desafiando os municípios e o governo central a retomar o investimento nestes equipamentos.

O Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, regozijou-se com a realização deste encontro, que considerou um “regresso ao passado com os olhos postos no futuro”, proporcionando a reflexão sobre o panorama atual das bibliotecas públicas, quer no que se refere ao contexto nacional quer internacional, bem como sobre os desafios futuros.

Após a sessão de abertura decorreu a entrega do Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas 2016 à Biblioteca Municipal de Ílhavo, pelo projeto "Ao som das histórias". Foram igualmente atribuídas menções honrosas à Biblioteca Municipal Sever do Vouga, pelo projeto “Pais do Avesso”, e à Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues, de Moura, pelo projeto “Padrinhos de Leitura”.