Fão já tem Casa Mortuária

03 Fevereiro 2018

1

Praticamente um ano após a assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Esposende e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Paio de Fão, decorreu, hoje, a cerimónia de bênção da Casa Mortuária de Fão.

O novo equipamento localiza-se nas instalações do Salão Paroquial e foi financiado pela Câmara Municipal no montante de 61 690 euros, sendo a restante verba suportada pela Fábrica da Igreja com os contributos dos paroquianos.

A obra é o culminar de um moroso processo e representa a concretização de um anseio antigo das gentes de Fão, como lembrou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, enaltecendo o empenho e o contributo de todos quantos tornaram possível a sua execução. Agradeceu, assim, à população e aos párocos que acompanharam o processo. “É importante ter um espaço com dignidade para as pessoas velarem os seus entes queridos”, afirmou.

Nesta que foi a primeira cerimónia pública em Fão, após as eleições autárquicas, o Presidente da Câmara Municipal deixou claro que prossegue o projeto de desenvolvimento do concelho, como o expressam as obras em curso ou em vias de avançar. Elencou os mais recentes investimentos concretizados e em execução na União das Freguesias de Apúlia e Fão, e aproveitou a oportunidade para convidar a população a participar na cerimónia de colocação da primeira pedra do troço Fão-Apúlia da Ecovia do Litoral Norte, que vai ligar a zona ribeirinha à praia da Ramalha, e que está agendada para o próximo dia 11 de fevereiro.

Ainda em matéria de investimentos, o Autarca referiu a recente alienação ao Município de um terço dos terrenos da Estação Radionaval de Apúlia para destacar a importância da instalação do Instituto Multidisciplinar de Ciências e Tecnologia Marinha, por via do protocolo de colaboração estabelecido com a Universidade do Minho, que permitirá catapultar Esposende não só no plano nacional como internacional.

Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para anunciar que, no âmbito do projeto do Parque da Cidade, o Município está a desenvolver estudos com vista à eventual construção de uma ponte pedonal e ciclável entre Fão e Esposende, face à inviabilidade de construção de um tabuleiro paralelo à atual ponte de Fão.

Em resposta ao Presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, que reclamou maior investimento para a zona sul do concelho, Benjamim Pereira afirmou que o projeto de desenvolvimento abrange todas as freguesias. Sublinhou, contudo, que o Município dispõe de um orçamento limitado, o que implica definir critérios e elencar prioridades, ainda que o orçamento deste ano seja a maior de sempre da Câmara Municipal.

Apesar de entender que a obra peca por tardia, o Presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Luís Peixoto, saudou a construção da Casa Mortuária, notando que é a concretização de um sonho antigo. Aproveitou a oportunidade para sensibilizar o Presidente da Câmara Municipal para a necessidade de novos investimentos tanto em Fão como em Apúlia.

Em representação do Padre Delfim Fernandes, Presidente da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Paio de Fão, o Padre Rui Neiva agradeceu a todos quantos tornaram possível a concretização da obra, nomeadamente à Câmara Municipal.