Municípios de Esposende e Barcelos dão passo importante na valorização do rio Cávado

30 Setembro 2018

Navegabilidade apontada como determinante para criar espaço alargado de recreio e desporto

rio2
Os municípios de Esposende e Barcelos deram hoje um passo significativo para a valorização do rio Cávado. A carta de intenções, subscrita pelos presidentes das duas autarquias, aponta para medidas concretas que potenciem as margens e, consequentemente, contribua para a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas, além de apontar a navegabilidade do rio Cávado, entre as duas cidades, como determinante para alcançar os objetivos propostos.
“O passo que hoje damos aqui pretende transmitir uma mensagem de dois autarcas que estão focados no serviço às populações. Este é um rio que nos une, com elevado potencial que é preciso conhecer bem para preservar. Queremos introduzir uma forte componente de turismo ao rio, com atividades desportivas e intervenção nas margens”, disse o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
De resto, Benjamim Pereira tem esperanças que este projeto envolva, também, a intervenção na foz do rio. “O assoreamento da foz do Cávado é um problema que diz respeito a toda a região. Projetos como a ecovia do Cávado envolvem todos os municípios que são atravessados pelo rio e estamos cientes que este também será um problema abordado globalmente”, disse o autarca esposendense.
Por seu turno, Miguel Costa Gomes defendeu “um olhar diferente para o rio Cávado”, apontando a assinatura da carta de intensões “um ato que vai validar o que pretendemos enquanto autarcas e deixar esta marca que, certamente, terá continuidade, até porque este é um projeto que não tem data de conclusão”.
Para Pedro Teiga, que presta consultoria técnica aos dois municípios na recuperação do rio Cávado, este curso de água apresenta “muita potencialidade, pela biodiversidade que é preciso preservar, estudar e dar a conhecer, mas também pela importância que tem na vivência das populações”.
Os municípios avançarão, de imediato, com regulamentos municipais definidores das regras, numa ação que envolverá entidades públicas e que tem como objetivos a preservação e potenciação do rio, a limpeza e erradicação dos focos de poluição, para além da componente turística e desportiva.
Ao longo da descida do rio foi possível, desde logo, observar alguns dos alvos de intervenção, tendo a comitiva sido surpreendida pelos atletas do GCDR Gemeses, acompanhados pelo atleta olímpico João Ribeiro que, dirigindo-se aos autarcas, pediu uma intervenção de preservação do rio Cávado.