Esposende acolhe projeto “3x3 BasKetArt”

14 Novembro 2019
_DSC0861

Esposende vai acolher o “3x3 BasketArt – Levar o Basquetebol Mais Longe, medida inserida no Programa Nacional de Promoção do Basquetebol da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) que privilegia o fomento da modalidade em contexto urbano, promovendo o combate ao sedentarismo e promoção de hábitos saudáveis de vida à população através da prática informal do basquetebol, num seguimento da modalidade mais simples de colher a adesão e participação de todos, o 3x3, que começa a afirmar-se como uma categoria de excelência no quadro da FIBA e será modalidade olímpica já em 2020.
Os presidentes da FPB, Manuel Fernandes, e da Associação de Basquetebol de Braga, Fernando Monteiro, foram hoje recebidos nos Paços do Concelho de Esposende, altura em que apresentaram os projetos de divulgação da modalidade junto do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira e do vereador com o pelouro do Desporto, Rui Losa. Esposende tem desenvolvido intensa cooperação com a Federação Portuguesa de Basquetebol e com a Associação de Basquetebol de Braga. Nesse contexto, várias seleções têm realizado estágios e estas entidades têm organizado vários torneios, nomeadamente o Torneio Internacional de Basquetebol, que foi hoje assegurada a sua continuidade em Esposende, bem como o Circuito Nacional de 3x3 de Basquetebol, que reuniu, em junho, mais de meia centena de atletas. O futuro Parque Desportivo e de Lazer Municipal - que irá nascer na zona norte da cidade - contemplará espaços adequados para a prática desta modalidade, mas também está a ser equacionada a possibilidade de criar estes espaços na cidade.
O vereador do Pelouro do Desporto, Mário Rui Losa, destacou o esforço que o Município de Esposende está a desenvolver, para proporcionar as condições ideais para que as equipas e seleções possam efetuar estágios em Esposende. É nesse sentido que está prevista uma remodelação do pavilhão de Fão, agora sob a gestão municipal, de modo a melhorar as respostas desportivas municipais existentes, além da preparação de um intenso programa social de acolhimento aos atletas.
Por seu turno, o presidente da Associação de Basquetebol de Braga, Fernando Monteiro, enalteceu a parceria que a estrutura que dirige mantém com o Município de Esposende, visível no torneio que reúne diversas seleções, mas também mensurável pelas realizações comuns, de projeção da modalidade.