Município de Esposende ilumina Museu Municipal para alertar para o autismo

01 Abril 2014

O Município de Esposende vai associar-se, mais uma vez, à campanha mundial Acendam a Luz Azul (Light it up blue), destinada a sensibilizar a comunidade para o autismo, respondendo, deste modo, positivamente ao convite da Federação Portuguesa de Autismo.

Assim, no Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinala a 2 de abril, o Museu Municipal de Esposende será iluminado com luz azul, como forma de chamar a atenção para esta doença que afeta cerca de 67 milhões de pessoas em todo o mundo. O autismo traduz-se numa perturbação neurobiológica complexa que afeta a comunicação, constituindo uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial.

Esta campanha, que se realiza pela quinta vez, conseguiu iluminar edifícios como a Torre Eiffel e o Empire State Building e, em Portugal, o Castelo de Penela, o Castelo de Leiria, as Portas da cidade de Ponta Delgada, vários edifícios de Câmaras Municipais, imóveis de interesse público e de coletividades.

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2008.