Autarquia de Esposende cria Centro Municipal de Medicina Desportiva

01 Abril 2014
O Município de Esposende vai criar um Centro Municipal de Medicina Desportiva, dirigido aos clubes e associações desportivas do concelho.

Com a criação deste serviço, que funcionará na Casa da Juventude, a Autarquia pretende garantir a realização de exames médicos a todos os atletas federados do concelho, das várias modalidades, nos escalões de formação.

Uma empresa certificada na área da medicina desportiva assegurará diariamente, mediante marcação, técnicos qualificados para a realização dos exames, cujo custo será repartido, em partes iguais, entre a Câmara Municipal, os clubes e os atletas, criando um sentido de responsabilidade entre os vários agentes, numa área tão sensível quanto é a saúde dos praticantes.

A medida irá abranger mais de um milhar de crianças e jovens que praticam desporto federado nas camadas de formação dos clubes concelhios, o que representa um encargo anual para o Município de 5.000 euros.

Para além de valorizar e conferir maior segurança à prática desportiva, esta solução é também uma mais valia para os clubes, na medida em que passam a poder assegurar a realização dos exames médicos obrigatórios, de forma simples, cómoda e funcional.

Para além desta vertente, serão ainda realizadas, ao longo do ano, algumas ações de formação e sensibilização no âmbito da morte súbita associada à prática desportiva e primeiros socorros.