Autarquia de Esposende oferece espetáculo para assinalar Dia Mundial do Teatro

26 Março 2014
A Câmara Municipal de Esposende vai assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de março, com a apresentação da comédia «Piolhos e Atores», pela Companhia de Teatro “A Capoeira”, de Barcelos. O espetáculo terá lugar na próxima sexta, dia 28 de março, às 21h45, no Auditório Municipal de Esposende e tem entrada livre.

Agostin Solano, farandoleiro de notável engenho, e Nicolas de los Rios, famoso representante, são dois atores medievais paupérrimos e de nomes pomposos, que caminham, perdidos no tempo, há 400 anos, e acabam por chegar ao aqui e agora da representação teatral. Chegam ao teatro carregando um velho baú que contém todo o seu aparato teatral. Têm de apresentar ao público um espetáculo, mas as dúvidas, temores e inquietações que os atormentam, interrompem e atrasam constantemente a representação, ao falarem das suas questões e dos problemas concretos da sua arte, mostram que, ainda hoje, as questões e lutas dos artistas e do público são os mesmos.

Dirigida a maiores de 12 anos, a peça constitui uma reflexão sobre o ofício do ator, sobre a condição do espectador e sobre a necessidade humana de perdurar, de deixar uma marca, tornando-se assim uma metáfora da precariedade da própria condição humana.