Concurso «Cantinas escolares com Sabores do Mar» promove consumo de peixe

25 Março 2014
Promover o consumo de peixe nas cantinas escolares é o objetivo do concurso «Cantinas Escolares com Sabores do Mar» que decorreu nas cantinas dos estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho, integrado na iniciativa dos «Março com Sabores do Mar».

Nesta edição estiveram a concurso 14 cantinas, sendo que a cantina da Escola Básica de Criaz, de Apúlia, confecionou “Raia cozida com batata e cenouras baby”, a Escola Básica do Facho, igualmente de Apúlia, apresentou “Massa de lacinhos com salmão”, enquanto que a Associação ASCRA, de Apúlia, concorreu com o prato “Filetes de pescada envoltos em pão ralado e arroz de açafrão com cenoura raspada”.

“Arroz de bacalhau” foi a sugestão do Centro Social de Mar, “Lombinhos de salmão com camarão e iogurte” o prato que o Centro Social de Curvos confecionou e “Lombinhos à Guia” constituiu a proposta do Centro Social de Belinho. Por sua vez, a Escola Básica do Baixo Neiva, de Forjães, confecionou “Centros de pescada à Baixo Neiva”, o Centro Comunitário de Vila Chã apresentou “Filetes de pescada com arroz de ervilhas e salada de alface e cenoura” e a Escola Básica de Guilheta, em Antas, sugeriu “Salmão em papelote”.

A Associação ACARF, de Forjães, apresentou “Chupa chupas saudáveis”, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende confecionou “Tortilha de marisco com salada primaveril”, a Juventude Unida das Marinhas confecionou uma “Pizza peixe” e o Centro Social de Palmeira de Faro concorreu com “Lombos de Pescada Gratinados com Batata Corada e Legumes Salteados”.

A avaliação dos pratos esteve a cargo de um júri, constituído pelo Chefe esposendense Ivo Loureiro, pela Eng.ª Raquel Moreira, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, e pela Dra. Liliana Carola, do Movimento Hipersaudável do Continente.

A avaliação teve como pressupostos o cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas, os ingredentes utilizados na confeção dos pratos, o tipo de método de confeção, bem como a apresentação do prato, nomeadamente ao nível da criatividade e inovação.

Este tipo de iniciativa visa não só promover o fornecimento de refeições nutricionalmente equilibradas, como apelar à sensibilização das crianças e jovens, através de componentes pedagógicas, para uma maior apetência ao consumo de peixe, assumindo-se a cantina escolar como um efetivo espaço promotor de saúde e bem estar.