Esposende assinalou Dia da Árvore com plantação no futuro Arboreto Municipal

21 Março 2014
O Município de Esposende assinalou o Dia da Árvore, que se comemora hoje, 21 de março, com uma ação simbólica de plantação de algumas espécies autóctones no terreno que irá acolher o Arboreto Municipal.

A ação, organizada pela autarquia, contou com a colaboração de alunos de um estabelecimento de ensino do concelho. Para além de sensibilizar os jovens para a necessidade de salvaguarda dos espaços florestais, foram dadas a conhecer as diversas funções das árvores como elemento vivo, indissociável da espécie humana.

Aprofundar o conhecimento das diversas faixas etárias acerca da floresta, sensibilizando os alunos para a sua defesa e proteção foi o principal propósito desta ação. De realçar o interesse e empenho demonstrados pelos participantes na atividade, destacando que a educação e formação do futuro cidadão, interveniente e responsável na sociedade, se afigura como vetor estratégico, no aumento da consciencialização da proteção florestal.

Na oportunidade, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, António Maranhão Peixoto, explicou que o Arboreto Municipal, a criar na freguesia de Vila Chã, se pretende constituir como a maior coleção de plantas do concelho e servirá para apoiar as ações de sensibilização ambiental, sendo também um espaço de usufruto público. É igualmente objetivo que este espaço possa ser visitado pelos proprietários florestais, para monitorização do crescimento dos diferentes espécimes existentes e para terem contacto com diferentes formas de exploração florestal.