União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra promove Festival Gastronómico Sabores do Mar

13 Março 2014
Inserido no programa do «Março com Sabores do Mar», a União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra vai promover, entre os dias 14 e 16 de março, no Largo do Mercado, em Esposende, o Festival Gastronómico «Sabores do Mar».

O evento visa promover a gastronomia local, concretamente os pratos de peixe e mariscos, pelo que, ao longo do Festival, será possível degustar a excelência dos sabores do mar de Esposende. Entre variadíssimas sugestões gastronómicas, haverá lampreia do Rio Cávado confecionada de diferentes modos, peixes variados, mariscos, polvo, paella e feijoada de marisco, sempre acompanhados pelo vinho verde da região. À boa gastronomia juntam-se os doces tradicionais, como as clarinhas e os folhadinhos, entre outra doçaria.

A abertura do Festival Gastronómico Sabores do Mar decorre, às 19h30, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira. A partir das 21h30 haverá animação musical, com a participação de vários artistas nacionais.

No sábado e no domingo o evento abre portas às 11h30. No sábado à tarde, a partir das 16h00, há Tocadores de concertina e, à noite, às 21h30, a festa faz-se com Baeta & Companhia e cantares ao desafio. A atuação dos Ranchos de Folclore Juvenil de Antas e de Fonte Boa está prevista para a tarde de domingo, às 16h00, decorrendo, a partir das 20h00, a atuação do Rancho de Folclore As Moleirinhas de Marinhas.

Com a realização deste evento, a União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra pretende também proporcionar às associações locais uma fonte de receita para desenvolverem as suas atividades. Neste sentido, as instituições deste território foram convidadas a participar no evento.