«Março com Sabores do Mar» em destaque no Programa da RTP «Portugal no Coração»

11 Março 2014
O evento gastronómico «Março com Sabores do Mar» vai estar, amanhã, em destaque no programa «Portugal no Coração», da RTP 1.

Entre as 15h00 e as 18h00, serão exibidos apontamentos sobre esta iniciativa que a Câmara Municipal de Esposende está a promover, em colaboração com as unidades de restauração do concelho. Ao longo deste mês, os 26 restaurantes aderentes servem pratos de peixe e marisco – 15 deles participam no Concurso Gastronómico “março com Sabores do Mar”, e 7 pastelarias associam-se ao evento com propostas de doçaria.

Uma equipa do programa deslocou-se a Esposende para falar com os intervenientes no evento e dar a conhecer este cartaz gastronómico, a que está associado um programa de animação. Assim, serão dadas a conhecer as sugestões dos restaurantes Bar da Praia, Camelo, Casa Salé, Varandas do Cávado, Buraco, Mira Rio, Rita Fangueira, Tio Pepe, Zé dos Leitões e Santo António, do Restaurante e Pizaria Siamo in Due e do Restaurante e Atelier Gastronómico Sra. Peliteiro, assim como as propostas de doçaria das pastelarias Rio Doce, Rita Fangueira e Clarinhas.

Como não poderia deixar de ser, sendo este um evento de promoção do peixe e mariscos, há espaço também para a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende.

Outro dos apontamentos do programa prende-se com o Concurso Gastronómico “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, promovido pela Escola Profissional de Esposende, onde estarão em evidência os oito alunos finalistas do curso Técnico de Restauração que apresentam os seus pratos ao júri.

A par da gastronomia, o “Março com Sabores do Mar” convida a provar os vinhos verdes do concelho, pelo que também marcam presença do programa da RTP a Quinta de Curvos, a Quinta da Seara e a Quinta de Goios e ainda os Lacticínios das Marinhas, referência nacional pela qualidade dos seus queijos e manteigas.

Haverá ainda oportunidade para falar sobre kitesurf e Paddlesurf, com o responsável da Kook Proof, operador marítimo-turístico sediado em Esposende, e para assistir à atuação do Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia.

Esta participação no programa “Portugal no Coração” constitui mais uma oportunidade para promover o “março com Sabores do Mar”, procurando, deste modo, atrair turistas e visitantes a Esposende.

Refira-se que o programa é exibido entre as 15h00 e as 18h00 e será apresentado por Jorge Gabriel e Serenela Andrade.