Esposende vai distinguir Francisco Sampaio com a Medalha de Mérito Municipal

10 Março 2014
O Município de Esposende vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal a Francisco Sampaio, ex-Presidente da Região de Turismo do Alto Minho. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, na sessão solene da homenagem ao «Senhor Turismo».

O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, na sessão solene da homenagem que a Autarquia, em colaboração com a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Confraria de Gastrónomos do Minho, prestou ao “Senhor Turismo”, anúncio que foi efusivamente saudado pelos presentes. A distinção será entregue no Dia do Município, a 19 de agosto, expressando o reconhecimento do Município por tudo quanto Francisco Sampaio fez na defesa e promoção do turismo do concelho, particularmente da gastronomia.

A homenagem decorreu no passado dia 8 de março, na Casa de Belinho, em Antas, Esposende, e contou com a presença de diversas individualidades de vários quadrantes do nosso país e da região da Galiza, entre as quais Carro Otero, Adjunto do Presidente da Xunta da Galiza, Vitor Neto, Ex-Secretário de Estado do Turismo, Daniel Bessa, ex-Ministro da Economia, José Sancho Silva, Ex-Diretor da Direção Geral do Turismo, e Braga da Cruz, ex-Presidente da CCDRN. Os Presidentes das Assembleias Municipais de Viana do Castelo e de Guimarães, respetivamente Flora Silva e António Magalhães (ex-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães), o ex-autarca de Terras de Bouro José Araújo, o atual Presidente da Autarquia de Viana do Castelo, José Maria Costa, assim como a ex-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Laurentina Torres, marcaram também presença na homenagem, entre várias outras individualidades.

“O Dr. Francisco Sampaio merece tudo pelo que fez pelo país e pela região, mas sobretudo pelo concelho de Esposende” afirmou o Presidente Benjamim Pereira, assinalando que o homenageado foi, ao longo de toda a sua vida, “um defensor intransigente da Gastronomia Tradicional Portuguesa”, para além de ter tido um papel preponderante em múltiplos aspetos ligados à Cultura.

Assinalando que a ele se deve a criação do Curso de Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Autarca enalteceu o trabalho de Francisco Sampaio, ao longo de 28 anos, à frente da Região de Turismo do Alto Minho, nomeadamente na promoção da gastronomia. Lembrou que o seu nome está também associado ao evento gastronómico “março com Sabores do Mar”, que o Município de Esposende promove há quinze anos e com o qual colaborou, desde a primeira hora, com todo o empenho e dedicação, razão pela qual a homenagem foi enquadrada nesta iniciativa.

Benjamim Pereira referiu que “o mérito do seu trabalho tem sido, justamente, reconhecido por vários quadrantes e ao mais alto nível”, vincando, contudo, que “por mais homenagens que se lhe possam prestar serão sempre escassos os agradecimentos em face do muito que fez pelo Turismo, Gastronomia, Etnografia e Cultura”. Na oportunidade, o Autarca presenteou o autarca com lembranças alusivas ao ato de homenagem.

Elogios à personalidade e ao profissionalismo de Francisco Sampaio foram amplamente expressos quer por Carro Otero, Adjunto do Presidente da Xunta da Galiza, quer por José Leite Gomes, Mordomo Mor da Confraria de Gastrónomos do Minho, tendo ambos saudado a iniciativa da Câmara Municipal de Esposende, considerando-a da maior justiça.

Francisco Sampaio agradeceu à Câmara Municipal de Esposende a homenagem em reconhecimento do seu trabalho e, com o entusiasmo e a energia que o caracterizam, lembrou alguns momentos que marcaram o seu percurso profissional, desde a criação do Curso de Turismo em Viana do Castelo, até à Declaração da Gastronomia Tradicional Portuguesa a Património Cultural. Profundo conhecedor da realidade turística do país e da região, Francisco Sampaio afirmou que “o drama do nosso turismo é a sazonalidade”, defendendo a aposta na captação de turistas e visitantes na época baixa. Neste sentido, desafiou os Municípios de Esposende, Viana do Castelo e Caminha a apostarem na marca promocional “Terras de Mar”, referindo-se a uma proposta da antiga RTAM acerca de um programa de animação cultural, turística e comercial deste território costeiro.

No âmbito desta homenagem o Município de Esposende lançou uma publicação, que reúne diversas orações de sapiência de Francisco Sampaio, bem como uma medalha alusiva à homenagem.