Escola Profissional de Esposende promove ações de formação no âmbito do «Março com Sabores do Mar»

07 Março 2014

No âmbito do evento gastronómico «Março com Sabores do Mar» que o Município de Esposende leva a efeito ao longo deste mês, a Escola Profissional de Esposende (EPE) vai organizar um conjunto de ações de formação relacionadas com a Restauração, Gastronomia e Vinhos.

Assim, direcionado para os profissionais de restauração do concelho, terá lugar no dia 10, às 15h00, uma ação de formação sobre “O serviço de mesa”, orientada por Luís Rocha, responsável pelo restaurante da Casa da Música, no Porto, e professor na Escola Profissional de Esposende. A ação abordará os principais cuidados e regras a seguir no serviço de mesa e tem como objetivo contribuir para a melhoria contínua da arte de bem servir na restauração concelhia.

Nos dias 17 e 18, decorrerão workshops de cozinha com os Chefes Rui Martins e António Loureiro, respetivamente, realizando-se ações idênticas no dia 26 com os Chefes Dalila e Renato Cunha e, no dia 31, com o Chefe Marco Coutada, todas com início às 19h00.

Mais informações estão disponíveis no site da Escola Profissional de Esposende em www.epe.pt, onde devem ser efetuadas as inscrições para qualquer uma das ações.

No dia 24, entre as 15h00 e as 18h00, realiza-se o workshop “Conhecer os vinhos verdes”, ministrado pelo enófilo José Silva e dirigido aos colaboradores da restauração e consumidor final. Nesta formação serão abordados, entre outros temas, a harmonização dos tipos de vinhos nos pratos de peixe e mariscos, conhecer os diversos vinhos produzidos na Região Demarcada e organização do serviço de vinhos verdes. Para mais informações ou para proceder à inscrição, os interessados deverão contactar o Serviço de Turismo da Câmara Municipal, através do e-mail turismo@cm-esposende.pt.

Para além destas ações de formação e das diversas sugestões gastronómicas a degustar nos 26 restaurantes aderentes à 15.ª edição do “março com Sabores do Mar”, a iniciativa integra um vasto programa de animação, assim como a homenagem a Francisco Sampaio, ex-Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, que terá lugar no próximo sábado, dia 8 de março, na Casa de Belinho, em Antas, Esposende.

Promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com as unidades de restauração do concelho e com a colaboração de diversos parceiros, o “Março com Sabores do Mar” tem como grandes objetivos combater a sazonalidade e promover a gastronomia e os produtos locais.