Município de Esposende promove Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente” dedicado à agricultura

26 Fevereiro 2014

O Município de Esposende leva a efeito, na próxima sexta-feira, dia 28 de fevereiro, mais uma edição do Desfile de Carnaval Fantasia Ambiente, este ano subordinado à temática da agricultura.

A iniciativa, que integra o Programa de Educação para a Sustentabilidade desenvolvido pela empresa municipal Esposende Ambiente, contará com a participação de cerca de 1000 figurantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares de ação educativa e utentes de vinte estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias.

Atendendo a que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o desfile incidirá sobre as questões relacionadas com a agricultura, como sejam as atividades e tradições ligadas à terra. Pretende-se, desta forma, alertar para a importância da agricultura familiar enquanto atividade protetora da agrobiodiversidade, e contributo fundamental para o uso sustentável dos recursos naturais e para a promoção de uma alimentação diversificada e saudável.

Para além da agricultura, as fantasias carnavalescas, acessórios e cartazes elaborados pelos participantes poderão incidir sobre outras temáticas, associadas aos vários projetos educativos em curso, no sentido de promover a aplicação da Política dos 3 R’s e sensibilizar a população para preservação do meio ambiente.

O desfile terá início na Avenida Marginal de Esposende, em frente ao Mercado Municipal, pelas 10h00, atravessará o Largo Rodrigues Sampaio e seguirá pela Rua Conde Castro, Largo Dr. Fonseca Lima, Praça do Município e Rua 1º de dezembro, regressando ao Largo Rodrigues Sampaio e terminando no parque em frente às Piscinas Municipais Foz do Cávado.