Esposende Ambiente não aumenta tarifas da água em 2014

30 Dezembro 2013
Em 2014, o preço das tarifas da água não vai aumentar no Município de Esposende. A empresa municipal Esposende Ambiente não vai atualizar o tarifário de acordo com a taxa de inflação, numa perspetiva de apoio às famílias, atendendo à difícil conjuntura que o país atravessa.

Os instrumentos de gestão previsional da Esposende Ambiente para o próximo ano apontam para um volume de negócios na ordem dos 5,2 milhões de euros, sendo que o investimento previsto é de cerca de 1,5 milhões de euros, a canalizar para as várias áreas de intervenção da empresa, designadamente abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais, limpeza pública, gestão de espaços verdes e fiscalização, e educação ambiental.

Empenhada em tornar-se uma empresa de referência no setor em que desenvolve a sua atividade, a Esposende Ambiente tem vindo, ao longo dos anos, a trabalhar no sentido da melhoria do desempenho das suas funções, com especial preocupação para as questões de ordem social, quer em relação aos seus colaboradores, quer à comunidade em geral.

Na continuidade do trabalho que tem vindo a desenvolver, a empresa pretende aumentar as taxas de adesão ao sistema público de drenagem e tratamento de águas residuais e a taxa de adesão ao sistema público de abastecimento de água e, a par deste objetivo, quer alcançar taxas mais significativas de recolha seletiva de resíduos. Fruto dos grandes investimentos que a Esposende Ambiente realizou nos últimos anos, o concelho possui índices de cobertura ao nível do abastecimento de água de cerca de 99% e de drenagem de águas residuais perto de 85%, pelo que o aumento das taxas de adesão é primordial, seja numa ótica de sustentabilidade financeira da empresa, seja na perspetiva ambiental. Assim, em 2014, será implementada uma redução dos valores das ligações em cerca de 50%, fixando-se o valor da ligação de água em 50 euros e da ligação de saneamento em 75 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, sempre que haja disponibilidade de rede até 20 metros da habitação.

Consciente das dificuldades que muitas famílias enfrentam devido à atual conjuntura social, económica e financeira, a Esposende Ambiente dispõe ainda da Tarifa Social e da Tarifa para Famílias Numerosas.

Ainda no que respeita aos objetivos traçados para 2014, e tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população, a empresa municipal continua empenhada em contribuir para a sustentabilidade do concelho, nomeadamente na gestão equilibrada de recursos naturais. A implementação de campanhas de sensibilização e de educação ambiental é uma das estratégias definidas, para além de todo o trabalho que é desenvolvido no Centro de Educação Ambiental, equipamento que a empresa quer tornar numa referência a nível nacional.

O combate às perdas de água e às infiltrações na rede de saneamento é para continuar, assim como a implementação de medidas para uma maior sustentabilidade dos espaços verdes.

Outra das metas passa por promover a melhoria do desempenho ambiental da empresa, mantendo a Certificação do Sistema de Gestão Empresarial ao nível da Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho e Responsabilidade Social.

O mesmo objetivo de melhoria contínua foi traçado em relação à qualidade dos serviços administrativos, operacionais e técnicos, quer ao nível das atividades internas, quer dos serviços prestados, numa ótica empresarial, de valorização ambiental, de aplicação de boas práticas sociais e de ajustadas estratégias de ordem económica.