Casa da Juventude abre portas a novos talentos

06 Janeiro 2015
O Município de Esposende pretende apoiar os jovens do concelho e da região a lançarem-se no campo artístico. Neste sentido, através da Casa da Juventude, o Município disponibiliza apoio, em termos técnicos e humanos, para o desenvolvimento e criação do primeiro espetáculo, nas áreas da música, teatro, dança, circo e performance.
O Município de Esposende pretende apoiar os jovens do concelho e da região a lançarem-se no campo artístico. Neste sentido, através da Casa da Juventude, o Município disponibiliza apoio, em termos técnicos e humanos, para o desenvolvimento e criação do primeiro espetáculo, nas áreas da música, teatro, dança, circo e performance, numa ação que pode ser a rampa de lançamento para as suas carreiras.

A iniciativa está aberta a novos projetos, que nunca tenham sido apresentados publicamente, sendo que as participações podem ser individuais ou em grupo, não existindo qualquer limite de idade.

Todos os meses será apresentado um novo projeto, tendo como palco a Casa da Juventude, o Auditório Municipal de Esposende ou os eventos de verão ao ar livre. Em janeiro, a Casa da Juventude abre as portas aos novos artistas no próximo dia 15.

No âmbito do Ciclo de Conversas “Jovens de Valor”, a Casa da Juventude acolhe, no dia 30 de janeiro, às 21h30, mais uma sessão, desta vez com talentos na área da Arte. Este ciclo pretende evidenciar os jovens do concelho com reconhecido mérito nacional/internacional em diversas áreas, com o intuito de valorizar a sua atividade e incentivar os jovens à adoção de atitudes enriquecedoras da pessoa humana.

Com o objetivo de motivar os jovens para o pensamento poético, interiorizar a importância da palavra como expressão de sentimentos e promover a escrita de texto, nomeadamente na sua forma poética, a Casa da Juventude vai promover mais um Concurso de Poesia alusivo ao Dia dos Namorados, subordinado à temática do Amor. A iniciativa é de participação gratuita e está aberta a jovens com idades compreendidas entre 10 e os 30 anos e vai decorrer entre os dias 9 de janeiro e 6 de fevereiro.

Integrado nas “Oficinas na Casa”, decorrerá um ciclo de workshops sobre Iniciação à Ilustração, designadamente nos dias 21, 22 e 27 de janeiro, às 15h30. Destinados a jovens dos 14 aos 16 anos e de participação gratuita, estes worshops serão orientados pela ilustradora esposendense Joana de Rosa, que vai passar o testemunho e partilhar a sua experiência no campo da ilustração.

Em 2015, a Casa da Juventude manterá o Study Day e o Games Day. Deste modo, num ambiente mais descontraído e informal, às quartas-feiras os jovens poderão dedicar-se ao estudo, e, às sextas-feiras, usufruir das novas tecnologias e entretimento, através de jogos de PlayStation, ténis de mesa, jogos de mesa, bem como jogos em rede. A participação e inscrição nas atividades são gratuitas.

Outra proposta é o Torneio de Matraquilhos, a disputar nos dias 17, 24 e 31, pelas 14H30. A participação é gratuita e limitada a 20 participantes e as inscrições decorrerem até ao dia 16.

O Torneio FIFA 2015 que tem vindo a decorrer na Casa da Juventude, com o intuito de dinamizar os tempos livres dos jovens do concelho, tem sessões previstas para os dias 15, 22 e 29, a partir das 14h30. A participação é gratuita e limitada a 20 participantes, devendo as inscrições serem efetuadas até ao dia 14.

Para mais informações, os interessados deverão contactar a Casa da Juventude, através do telefone 253 960 162 ou do e-mail casa.juventude@cm-esposende.pt.