Coro de Pequenos Cantores de Esposende apresentou novo disco «É tempo de Natal»

22 Dezembro 2014

Um concerto memorável a todos os níveis. Foi assim o concerto de lançamento do disco «É tempo de Natal», do Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE), que teve lugar na noite de ontem, na Igreja Matriz de Esposende, perante uma vasta plateia que lotou completamente o espaço.

Num ambiente em tudo propício ao acontecimento, o Coro de Pequenos Cantores entoou os temas deste que é o seu segundo trabalho discográfico, integralmente preenchido com obras de temática natalícia, da autoria de compositores portugueses contemporâneos de diferentes gerações, como Frederico de Freitas, Croner de Vasconcelos, Fernando Lopes-Graça, Paulo Bastos e Osvaldo Fernandes, um disco que conta com o apoio e o selo de qualidade da Antena 2

O Coro foi calorosa e efusivamente aplaudido pelo público presente, em reconhecimento pelo nível e qualidade artística que lhes são caraterísticos, aspeto que foi realçado pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, que saudou o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Escola de Música de Esposende, nomeadamente pelo diretor Carlos Pinto da Costa e pela diretora coral Helena Venda Lima.

O Autarca deixou a garantia de que o Município vai continuar a acarinhar e a apoiar este projeto, que começou a dar os primeiros passos em 2009, fruto de uma parceria com a Escola de Música de Esposende. Realçando a mais valia deste tipo de projetos para a formação das crianças e dos jovens, Benjamim Pereira assegurou ainda o apoio ao coro Ars Vocalis, igualmente afeto à Escola de Música, no qual irão sendo integradas as crianças que deixam de pertencer ao CPCE, ao atingir o limite de idade. Expressou uma palavra de apreço aos pais pelo envolvimento também neste projeto, considerando-o fundamental.

Na sua intervenção, o Presidente Benjamim Pereira deu nota do apoio significativo que o Município tem vindo a prestar na área da música, seja nos projetos referidos, seja nas Atividades de Enriquecimento Curricular e no Ensino Articulado, bem como na Educação Pré-Escolar, possibilitando a aprendizagem musical às crianças e jovens de todo o concelho.

Os compositores Paulo Bastos e Osvaldo Fernandes, presentes no concerto, fizeram uma breve apresentação das obras que escreveram para este disco. Paulo Bastos destacou o trabalho de alto nível artístico, com um grande sentido estético e privilegiando os autores portugueses, que tem sido desenvolvido pelo CPCE. Partilhou com o público presente que, quando ouviu pela primeira vez o Coro, na altura a executar uma obra de Osvaldo Fernandes, pela dificuldade e qualidade de interpretação, ficou altamente motivado para escrever para esta formação. Osvaldo Fernandes, compositor residente do CPCE e professor da Escola de Música de Esposende, destacou o privilégio que tem tido poder acompanhar o Coro desde a sua génese, partilhando com o público o processo de criação das suas obras, que tem normalmente por base uma partilha com a diretora coral Helena Venda Lima acerca das temáticas e, sobretudo, das competências a atingir pelos coralistas, potenciando o seu nível gradual de qualidade a cada obra.

\"É tempo de Natal\" sucede ao disco “Mudam-se os tempos”, editado em 2013, também integralmente composto por obras de autores portugueses. A edição deste trabalho discográfico insere-se no âmbito dos princípios estruturantes que presidiram à criação do projeto do Coro de Pequenos Cantores de Esposende, que passam pela formação global de crianças e jovens e do público, através do contacto com um produto de qualidade artística, com uma linguagem musical erudita de diferentes raízes, e com as mais elevadas referências na área da composição e musicologia. Para além disso, o CPCE tem contribuído para a divulgação da música portuguesa escrita para coro de crianças, sendo ainda um motor impulsionador para a nova produção nacional contemporânea de obras para este tipo de formação.