Esposende proporciona intensa animação na quadra natalícia

10 Dezembro 2014
A cidade de Esposende vai conhecer intensa animação durante a época natalícia. A Câmara Municipal, em colaboração com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), Escola de Música de Esposende e Escola Profissional de Esposende, vai desenvolver um vasto programa de atividades.
A cidade de Esposende vai conhecer intensa animação durante a época natalícia. A Câmara Municipal, em colaboração com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), Escola de Música de Esposende e Escola Profissional de Esposende, vai desenvolver um vasto programa de atividades, que fará as delícias dos mais pequenos, em particular, e envolverá os demais no espírito próprio desta quadra. A par da componente de animação, o programa pretende dinamizar o comércio local, incentivando à compra nos seus estabelecimentos. A cidade está já envolvida em clima de festa, com a iluminação de Natal e a sonorização de rua.

Grande parte da animação vai concentrar-se no Largo Rodrigues Sampaio, onde, de 13 a 30 de dezembro, estará montada a Tenda de Natal, que proporcionará gratuitamente aos mais novos insufláveis, trampolins, percursos de arborismo, pinturas faciais e modelagem de balões. A Casa do Pai Natal, que ali estará instalada, será outro dos atrativos, dando a possibilidade às crianças de estarem com o Pai natal e poderem fazer os seus pedidos registando o momento fotograficamente. A Tenda de Natal estará aberta ao público das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00, sendo que, no dia 24, funcionará apenas da parte da manhã e estará encerrada no dia 25.

Complementarmente a estas atividades e à animação de rua, que ocorrerá nas principais artérias da cidade, o Centro de Informação Turística de Esposende vai recriar a “Casa Natal”, uma cozinha típica regional, onde à mesa não faltará o bacalhau, os doces típicos como as filhoses e a aletria, bem como outras iguarias alusivas à época. Neste espaço, haverá também um presépio e a árvore de Natal com os respetivos presentes, para além da cadeira do Pai Natal, onde os interessados poderão tirar uma foto para mais tarde recordar. A Casa Natal funcionará de 10 de dezembro a 10 de janeiro, de segunda a sábado das 9h00 às 17h30, estando também disponível uma mostra de produtos locais.

Paralelamente, nos dias 13 e 14 de dezembro, das 14h00 às 17h30, decorrerão atelieres de pinturas faciais e, no dia 21, haverá degustação de doçaria de Natal. No dia 22 de dezembro, às 18h30, terá lugar um Concerto de Natal, pelo Ensemble Vocal da Escola de Música de Esposende.

Numa organização do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, no dia 4 de janeiro, às 15h00, no Auditório Municipal de Esposende, terá lugar um espetáculo de Cantares de Reis e Cantares ao Menino, que encerrará o programa de animação natalícia.