Esposende Ambiente lança campanha de isenção de custos de ligação às redes de água e saneamento

05 Dezembro 2014
A empresa municipal Esposende Ambiente vai avançar com uma campanha de isenção de custos de ligação aos sistemas públicos de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. A medida foi hoje aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo municipal.

Serão abrangidos por esta medida os pedidos de ligação de utilizadores Domésticos e Não Domésticos de todo o concelho, desde que exista possibilidade de ligação imediata à rede sem prolongamentos superiores a 20 metros. A isenção não contempla eventuais trabalhos de ligação a edifícios com 4 ou mais frações.

Não obstante os avultados investimentos que o Município efetuou ao longo dos últimos anos nas redes de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais, que orçaram em vários milhões de euros e que permitiram dotar o concelho de sistemas públicos que, no tocante à água, se cifra na ordem dos 100%, e, ao nível do saneamento, se situa nos 85%, continua a verificar-se que a taxa de adesão não acompanha ainda estes valores. Apesar das sucessivas campanhas de redução das taxas de ligação que a Esposende Ambiente tem vindo a desenvolver, ainda existe uma grande margem de potenciais utilizadores, razão pela qual a empresa entendeu avançar com esta campanha de isenção de custos no sentido de cativar mais clientes, justificando, assim, os investimentos realizados. A par deste aspeto, a ligação aos sistemas da rede pública é também uma questão de saúde pública, na medida em que garante a qualidade da água consumida, o tratamento adequado dos efluentes e a gestão racional e sustentada dos recursos hídricos.

De notar que os valores que a Esposende Ambiente cobra atualmente aos clientes, de acordo com a estrutura tarifária prevista por lei, refletem não só o custo do investimento realizado, mas também o custo de funcionamento e da manutenção dos sistemas públicos, que são de excelência, como aliás comprovam os recentemente atribuídos prémios pela Entidade Reguladora ao nível a qualidade da água e em termos de qualidade de prestação de serviços de água.