Município de Esposende assinalou Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

02 Dezembro 2014
O Município de Esposende, através do Centro de Educação Ambiental, assinalou a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, através da realização de um conjunto de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos, que decorreram entre os dias 24 a 29 de novembro.

A iniciativa, que nesta edição teve como tema o Desperdício Alimentar, visa ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão. Pretendeu-se, assim, sensibilizar a população local para a adoção de comportamentos mais amigos do Ambiente relativamente à gestão dos resíduos, com especial destaque para a importância da prevenção da produção de resíduos.

O programa integrou um conjunto diversificado de atividades e contou com a adesão de sete estabelecimentos de educação e ensino e IPSS’s do concelho, num total de cerca de duas centenas de participantes.

No Centro de Educação Ambiental, as crianças dos estabelecimentos de educação e ensino e IPSS’s participaram numa oficina de reutilização de materiais, designada Transformar o Lixo, tendo sido efetuadas seis sessões de trabalho. Dirigida também à comunidade escolar, foi realizada uma ação simbólica de limpeza no estuário do rio Cávado, com a participação de cerca de 40 crianças do Jardim de Infância A Gaivota – ASSINJEPE e da empresa municipal Esposende Ambiente.

Dirigido à comunidade em geral, particularmente ao Setor da Restauração, realizou-se a Palestra “Resíduos Urbanos Biodegradáveis”, com o objetivo de dar a conhecer o projeto dos Resíduos Urbanos Biodegradáveis e os principais resultados obtidos.

A encerrar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, decorreu a Oficina “Construir com Paletes”, orientada pela Associação Movimento Terra Solta, onde os participantes puderam construir uma horta vertical ou uma espreguiçadeira, reutilizando paletes de madeira.

Foi grande a adesão às atividades apresentadas e o interesse demonstrado pelos participantes, pelo que esta iniciativa foi bastante positiva.