Empresa Municipal Esposende 2000 mantém tarifas e lança novas propostas em 2015

28 Novembro 2014

Com um orçamento para 2015 muito próximo dos 900 mil euros, a empresa municipal Esposende 2000 propõe-se manter, no próximo ano, todos os serviços e programas que tem vindo a desenvolver, desde os serviços de utilização geral aos projetos sociais, e prevê reforçar a sua atuação com novas propostas.

Com um orçamento para 2015 muito próximo dos 900 mil euros, a empresa municipal Esposende 2000 propõe-se manter, no próximo ano, todos os serviços e programas que tem vindo a desenvolver, desde os serviços de utilização geral aos projetos sociais, e prevê reforçar a sua atuação com novas propostas como sessões de cinema para crianças e idosos. Estes objetivos constam dos Instrumentos de Gestão Previsional da empresa para 2015, que apontam para um investimento superior a 44 mil euros.

Consciente da ainda frágil situação financeira das famílias decorrente da crise que o país atravessa, a Esposende 2000 optou, mais uma vez, por não aumentar as tarifas de acesso aos serviços que presta, quer no Complexo Piscinas Foz do Cávado, em Esposende, quer nas Piscinas Municipais de Forjães, suportando o valor da inflação. Assegurará, por outro lado, o importante papel social que tem vindo a desempenhar, contribuindo de forma significativa para a democratização do acesso aos serviços a cidadãos com maiores fragilidades socio económicas, nas diferentes áreas de atividade em que atua, nomeadamente no plano desportivo, saúde, recreio, cultura e turismo.

A redução dos custos da fatura energética, que correspondem a 60% do valor global das despesas, mantém-se como o maior desafio da empresa, que espera reduzir ente 30% a 40% este encargo, através da implementação de equipamentos mais eficientes do ponto de vista energético, em ambas as Piscinas, e da requalificação da estrutura e cobertura da nave do Complexo Piscinas Foz do Cávado. Dado o elevado investimento em causa, perspetiva-se a apresentação de uma candidatura a fundos comunitários para a sua concretização.

Apesar das dificuldades de gestão inerentes à atual conjuntura, a Esposende 2000 está apostada em continuar a garantir um serviço de excelência, indo de encontro às necessidades dos munícipes e demais utilizadores, e em manter-se como uma referência empresarial neste setor de atividade.