Idosos de Esposende festejaram o S. Martinho na Discoteca

19 Novembro 2014
Festejar o S. Martinho foi o motivo que levou, ontem, 300 idosos à discoteca Pacha, em Ofir – Fão. O Magusto-convívio decorreu no âmbito da Rede Social do Concelho, integrado no programa «Envelhecimento Ativo», e envolveu a participação de 9 instituições do concelho com valência para a terceira idade.
Festejar o S. Martinho foi o motivo que levou, ontem, 300 idosos à discoteca Pacha, em Ofir – Fão. O Magusto-convívio decorreu no âmbito da Rede Social do Concelho, integrado no programa «Envelhecimento Ativo», e envolveu a participação de 9 instituições do concelho com valência para a terceira idade, nomeadamente a ACARF – Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, ASCRA – Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, CICS – Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Juventude de Belinho, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social e Paroquial de Curvos, Centro Comunitário de Vila Chã, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Santa Casa da Misericórdia de Fão.

Paralelamente ao magusto-convívio realizou-se a final do 2.º Torneio Interinstitucional de Boccia, cuja instituição vencedora foi a ASCRA na disputa com a Santa Casa da Misericórdia de Esposende. O jogo decorreu num ambiente de fair play e de grande entusiasmo e animação.

Após o torneio de boccia, a animação prosseguiu com música e dança, coreografada pelos idosos que imitavam de forma entusiasta o animador. No final do almoço foi tempo de saborear as castanhas e continuar a festa, que se prolongou pela tarde fora ao som dos grupos de música popular.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende e Presidente da Rede Social do Concelho de Esposende, Benjamim Pereira, fez questão de participar na iniciativa e usou da palavra para realçar que as políticas do Município têm uma importância acrescida no que concerne a esta faixa etária, assegurando que a Câmara Municipal tudo fará para manter este tipo de ações, que fomentam o convívio entre os idosos. O Autarca louvou o trabalho dos técnicos que diariamente desenvolvem a sua atividade profissional de forma tão afetuosa e agradeceu aos jovens/estudantes da Escola EB23 de Marinhas pela forma salutar com que colaboraram na atividade.

Benjamim Pereira deixou, de resto, um conjunto de agradecimentos a todos quantos colaboraram na organização do magusto-convívio e do torneio de boccia, nomeadamente Pacha, Unicer, Santa Casa da Misericórdia de Fão, Bombeiros Voluntários de Fão, empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente e instituições participantes, considerando que é muito importante proporcionar momentos de convívio e de lazer aos idosos.

Também no âmbito do programa “Envelhecimento Ativo”, realiza-se no próximo dia 3 de dezembro, pelas 14h00, na Santa Casa da Misericórdia de Esposende, mais uma sessão dos Encontros para a Saúde, que irá focar “A depressão e a solidão na 3.ª idade”, sendo que hoje, pelas 14h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, se abordará a doença de Alzheimer na perspetiva dos cuidadores. No dia 17 de dezembro, às 14h30, no Auditório Municipal de Esposende, decorrerá um Espetáculo de Natal, concretamente um espetáculo de magia, que irá reunir crianças e idosos, fomentando o convívio intergeracional.