Município de Esposende Preside à Rede Nacional da Cultura do Mares e dos Rios

19 Novembro 2014
No passado dia 16 de Novembro, o Município de Esposende assumiu a Presidência da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, para o biénio 2014/2016. A tomada de posse foi precedida da cerimónia de aposição inaugural do Carimbo do Dia Nacional do Mar, pelo Director de Filatelia dos CTT, Dr. Raul Moreira.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, do Almirante José Bastos Saldanha, da Sociedade de Geografia de Lisboa, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, em representação da Presidência cessante.

Benjamim Pereira defende que “o mar e o rio têm sido elementos marcantes na história de Esposende” e realça que “o Município tem vindo a dar a conhecer o papel desta dinâmica no território concelhio, seja pela cultura tradicional, seja pelo seu potencial turístico, pela atividade da pesca tradicional, pelo desporto de mar e até pelos problemas da acentuada erosão costeira ligando as novas oportunidades, o empreendedorismo, a inovação e a investigação”. Apontou, ainda, várias ideias dando ênfase à importância de definir um plano de atividades, no qual se destaca a criação de um prémio literário para valorizar o que há escrito sobre o mar e os rios e apontou que efemérides como o Dia da Água, o Dia Nacional do Mar, o Dia do Pescador, entre outras, sejam assinaladas com visibilidade no âmbito da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, através de eventos e publicações.

Durante a sua intervenção, o autarca defendeu sempre que “Esposende tem desenvolvido um intenso trabalho em prol dos mares e dos rios”, que considera “um valioso e inestimável património”, de que são exemplos o Banho Santo da Romaria de S. Bartolomeu do Mar; a Rede de Museus do Mar de Esposende (MUMAR-E); o Projeto Esposende, terra e mar”, que se traduz no levantamento do património material e imaterial, relacionado com o mar e os rios do concelho e a sua relação com o mundo agrícola; e o projeto “Tradição Viva” que visa recensear, valorizar e desenvolver os saberes relacionados com o património marítimo e fluvial.
A nível científico, o Autarca destacou o estudo de levantamento das espécies marinhas da costa de Esposende, desenvolvido em parceria com a Associação Forum Esposendense; o estudo da Orla Costeira numa parceria com a Universidade do Minho; e a investigação dos Sítios Arqueológicos relacionados com o meio aquático, numa parceria com universidades nacionais e estrangeiras e com a Câmara Municipal de Vila do Conde e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, de Braga.

No que concerne ao plano turístico, enquadram-se no desígnio municipal as praias com Bandeira Azul, os passeios fluviais, a dinamização do Caminho de Santiago e a concretização de projetos como a construção da Ecovia do Litoral, que vai ligar Esposende a Caminha, e do Cávado, Esposende a Terras do Bouro, assim como a iniciativa gastronómica “Março com Sabores do Mar”. Relativamente ao plano desportivo, o enfoque vai para as escolas de kitesurf e a Escola e Centro de Mergulho e atividades náuticas da Associação Forum Esposendense.

O Almirante José Bastos Saldanha, da Sociedade de Geografia de Lisboa e fundador da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, salientou que a itinerância da Rede visa dar a oportunidade a cada município de evidenciar as suas potencialidades e recursos e lembrou que este organismo integra, além dos municípios escolas, universidades, associações cívicas e visa contribuir para a valorização cultural e cívica das gerações mais jovens.

Por seu turno, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, deu os parabéns ao Município de Esposende pela Presidência da Rede e congratulou-se pelo organismo, mostrando toda a colaboração para “aproveitar todas as oportunidades”.

As comemorações do Dia Nacional do Mar continuaram durante a tarde, no Museu Marítimo de Esposende com a Jornada “A Libertação da via da Água”, onde marcaram presença todas as associações que assinaram o Manifesto, em torno da defesa e preservação das embarcações tradicionais.