Esposende recebeu maior iniciativa de voluntariado corporativo do país

07 Outubro 2014
Esposende acolheu, no passado dia 3 de outubro, a nona edição do GIRO, a maior iniciativa de voluntariado corporativo do país, promovida pelo GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial.

O concelho voltou a ser palco desta iniciativa, com o envolvimento ativo da empresa municipal Esposende Ambiente e do Parque Natural Litoral Norte, que receberam cerca de 140 voluntários das empresas Ana Aeroportos, Groundforce, Banco Popular, LH, DHL, Euronext, Banco Santander, Eurest, Siemens, Fundação PT, Unicer, Morais Leitão, Galvão Teles e Soares da Silva, Comunidade de Inserção Social de Esposende e, naturalmente, da Esposende Ambiente.

Os voluntários procederam à recolha de resíduos e ao arranque de plantas invasoras no Pinhal e na Praia da Carruagem, em Belinho, numa área de 1 hectare, e participaram ainda num Ambipaper, promovido no Centro de Educação Ambiental. Deste modo, esta ação de sensibilização ambiental permitiu aos voluntários conhecer e explorar os diversos equipamentos e recursos educativos disponíveis no Centro de Educação Ambiental, testando os seus conhecimentos sobre diversos temas ambientais, nomeadamente a gestão de resíduos, gestão de recursos hídricos, biodiversidade e recursos florestais.

O GRACE realiza todos os anos o GIRO, um dia solidário que junta as empresas associadas em torno de uma causa. Ao contrário das edições anteriores, em que grande parte das iniciativas incidiu sobre a área social, o ambiente foi o mote desta edição que, além de 45 empresas associadas, reuniu também, e pela primeira vez, duas entidades académicas e oito instituições de solidariedade social convidadas, registando ainda um aumento recorde de voluntários em relação à edição anterior, num total de 900 voluntários a nível nacional e numa só edição.

A Esposende Ambiente aderiu ao GRACE em 2013 e desde então tem reforçado o seu papel na promoção da cidadania, sustentabilidade e responsabilidade social, tendo sido coorganizadora das duas últimas edições do GIRO e tendo participado recentemente na elaboração do Guia “Responsabilidade Social nas PME” publicado pelo GRACE.