Autarquia de Esposende lança Guia Turístico do concelho e site de observação de aves

29 Setembro 2014
Esposende está no bom caminho no plano turístico, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, na sessão de apresentação do novo Guia Turístico do concelho e da Plataforma de Birdwaching oportobirdwatchingtours.com, que decorreu no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, no Centro de Informação de Esposende.

Benjamim Pereira anunciou que a revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Esposende que está em curso vai, de algum modo, encaixar no Plano de Desenvolvimento Económico do concelho que o Município está a ultimar. O objetivo da Autarquia passa por tentar captar fundos, quer do anterior quer do próximo quadro comunitário de apoio, para concretizar novos investimentos para valorizar ainda mais a vertente turística. “Esposende será ainda mais um local de excelência para ser visitado”, afirmou o Autarca, assinalando que muito do potencial turístico do concelho reside no Parque Natural do Litoral Norte (PNLN) cujas potencialidades importa valorizar e evidenciar. Nesta abordagem, referiu que está em curso e em perspetiva, no âmbito do programa Polis Litoral Norte, um conjunto significativo de intervenções na zona costeira, desde Caminha a Esposende entre as quais se conta a Ecovia do Litoral Norte, convidando a usufruir das belezas naturais do litoral ao longo de 74 Km.

Referindo-se à Plataforma de Birdwatching, o Presidente da Câmara Municipal considerou que é uma ferramenta da maior importância, que contribuirá para atrair mais turistas e visitantes ao concelho. A observação de aves é vista como um produto estratégico, referiu o Autarca, na medida em que contribuirá para combater a sazonalidade, razão pela qual o Município resolver apostar nesta vertente, através da criação de um site, especificamente orientado, nesta fase, para os turistas estrangeiros.

Expressando o desejo de que a oferta hoteleira do concelho possa aumentar para além das atuais mil camas, Benjamim Pereira afirmou que é necessário partir para novos desafios, apostando num novo conceito de mobilidade suave privilegiando as acessibilidades como as ecovias, ciclovias, trilhos e passadiços.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que o novo Guia Turístico constitui mais um instrumento de divulgação e promoção do concelho, complementar ao livro promocional “Esposende – Lugares de tempo e de memória”, ao Guia Turístico Infanto Juvenil “Sebastião e Clarinha à descoberta de Esposende” e ao Portal do Turismo www.visitesposende.com.

A terminar, deixou agradecimentos à Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) o trabalho que tem desenvolvido em prol da promoção do concelho.

Sofia Ferreira, em representação da TPNP, felicitou a Câmara Municipal pela aposta no Turismo, notando que Esposende integra o grupo, ainda reduzido, de municípios que encaram este setor de “forma séria”. Destacou o investimento efetuado pela Autarquia, nos últimos anos, ao nível da criação de infraestruturas e equipamentos, bem como o trabalho em rede a que tem dado especial atenção.

Atendendo ao tema do Dia Mundial do Turismo 2014 que aponta para o desenvolvimento comunitário, a responsável da Entidade Regional TPNP elogiou a iniciativa da Câmara Municipal de disponibilizar “instrumentos concretos” para trazer gente ao concelho, saudando, além do site de observação de aves e do Guia Turístico, a recente edição do Guia Turístico Infanto Juvenil, dizendo que é um excelente forma de, através dos mais novos, captar mais visitantes.

Sofia Ferreira salentou que o Turismo de Natureza, onde se insere o birdwatching, é um segmento em franco crescimento e um dos principais produtos estratégicos turísticos, manifestando a expectativa de que o próximo quadro comunitário de apoio privilegie este setor.

A terminar, deixou palavras de elogio e incentivo à Câmara Municipal para dar continuidade ao excelente trabalho que tem vindo a desenvolver numa ótica de promoção do concelho e de combate à sazonalidade. “Seria bom que todos os municípios tivessem este dinamismo” afirmou.

A apresentação do site de observação de aves oportobirdwatchingtours.com coube a dois dos responsáveis desta plataforma, o fotógrafo da Natureza Carlos Palma Rio e Ricardo Brochado, que realçaram a enorme mais valia desta ferramenta com vista ao aumento do número de turistas estrangeiros com apetência para esta área. Ambos destacaram as enormes potencialidades do concelho neste domínio, nomeadamente o Parque Natural do Litoral Norte, no qual se insere o Estuário do Cávado, onde já estão catalogadas quase duas centenas de espécies diferentes.

Nesta fase inicial, o site apresenta conteúdos somente em inglês, atendendo a que o objetivo por agora passa por atrair turistas estrangeiros, mas a ideia é disponibilizar também informação em português, alargando o alcance ao território nacional, onde o birdwatching tem já expressão relevante em alguns locais.

Por sua vez, o Vereador do Turismo da Câmara Municipal, Rui Pereira, apresentou em linhas gerais o novo Guia Turístico, onde figuram as mais valias turísticas do concelho, seja ao nível cultural, do património edificado e natural, seja no que concerne a eventos e atividades. A publicação dá especial destaque ao Parque Natural do Litoral Norte e elenca ainda o Top 5, evidenciando a Cidade da Foz do Cávado, Fão e Ofir, Apúlia, Terra de Sargaceiros, S. Lourenço e o Planalto Megalítico de Vila Chã e a Lendária Barca do Lago, sem esquecer as restantes freguesias do concelho.