Município de Esposende promove Desfolhada e Malhada no Dia Mundial do Turismo

25 Setembro 2014

Integrado nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, o Município de Esposende, em colaboração com os agrupamentos folclóricos do concelho, vai promover, no próximo sábado, dia 27 de setembro, uma Desfolhada e Malhada, a decorrer a partir das 21h30, junto à igreja paroquial de Fonte Boa.

Esta atividade agrícola tradicional está aberta à comunidade em geral e tem como objetivos preservar os usos e costumes, a cultura popular associada à vida do campo e o espírito de salutar convívio entre os elementos dos ranchos concelhios.

A saída em cortejo dos elementos dos ranchos participantes assinalará o início da atividade. Cumprindo a tradição, sob cânticos, terá lugar o “virar do carro”, seguindo-se a desfolhada, na esperança de encontrar o milho-rei e, ainda, o malho das espigas.

A iniciativa integra também uma merenda coletiva e as rusgas ao som das tocatas dos grupos folclóricos, convidando a população a participar na “festa”.

O programa comemorativo do Dia Mundial do Turismo integra, além desta atividade, um leque largado de iniciativas, com destaque para a apresentação da Plataforma de Birdwatching e do novo Guia Turístico de Esposende, que decorrerá pelas 14h30, no Centro de Informação Turística de Esposende.

Mais informações em www.visitesposende.com.