Município de Esposende reafirma aposta no desenvolvimento económico do concelho

25 Setembro 2014
O desenvolvimento económico do concelho e, consequentemente, o combate ao desemprego, estão na primeira linha das preocupações do Presidente da Câmara Municipal de Esposende.

Presente na cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), com vista à realização de uma ação de formação para desempregados, Benjamim Pereira reiterou que, a par da área social, o desenvolvimento económico continua fortemente presente nas políticas do Município, anunciando que está para breve a apresentação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico, que prevê um conjunto mais alargado de incentivos ao setor.

O Autarca sublinhou, contudo, que Esposende, também por força da boa situação financeira da Autarquia, oferece já diversas vantagens às empresas que pretendam instalar-se no concelho, desde logo a ausência de derrama, apontando como mais valias, além das políticas fiscais, as acessibilidades excecionais existentes e a proximidade ao aeroporto do Porto e ao Porto de Leixões, assim como à região da Galiza, em Espanha.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que, tal como sucede no mundo empresarial, também os municípios concorrem entre si, de forma saudável, com o objetivo de captar investimento, afirmando que Esposende é, claramente, um concelho vocacionado para o turismo e para a captação de empresas de pequena e média dimensão.

Referindo-se ao protocolo estabelecido entre a ACICE e o IEFP para a realização da Ação de Formação “Vida Ativa – Emprego Qualificado”, Benjamim Pereira valorizou a iniciativa, considerando fulcral dotar de novas qualificações os trabalhadores desempregados, com vista à sua reinserção no mercado de trabalho.

O Autarca considerou, por outro lado, fundamental a cooperação entre instituições, dizendo que os municípios não podem estar alheios a esta nova realidade e acrescentando que essa prática já tem vindo a suceder em Esposende. Apontou, a título de exemplo, a parceria existente entre o Município e a ACICE, nomeadamente ao nível da promoção de eventos, aposta que se tem revelado bastante positiva, atendendo à elevada participação registada, anunciando que está na forja “um conjunto de projetos muitos ambiciosos”. Benjamim Pereira manifestou ainda total disponibilidade do Município para cooperar com o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, no sentido de alavancar a economia do concelho e fomentar o emprego.

O Presidente da Associação Comercial e Industrial do Concelho, José Faria, enalteceu a colaboração do Município, apelidando-a de “exemplar”, e expressou a disponibilidade da ACICE para o desenvolvimento de novos projetos, quer no plano da dinamização económica, quer no combate ao desemprego, objetivo este que assumiu como a grande prioridade. Opinião partilhada também pelo Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Jorge Gaspar, e pelo Vice-presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, Domingos Barbosa, tendo ambos defendido a qualificação dos desempregados como decisiva.

Jorge Gaspar, Presidente do IEFP, saudou a presença do Presidente do Município na cerimónia e considerou “particularmente gratificante perceber o envolvimento de três entidades diferentes - IEFP, ACICE e Município, mas que trabalham para o bem comum”, assinalando que a Autarquia tem também um papel fundamental de aplicação de políticas de base no que respeita ao fomento da economia e emprego.