Município de Esposende organiza Festa do Idoso em Fátima com quase 2000 participantes

18 Setembro 2014
Cerca de 2000 idosos do concelho vão participar amanhã na Festa do Idoso, organizada pelo Município de Esposende.

O evento traduz-se, como habitualmente, na deslocação ao Santuário de Fátima, passeio-convívio que a comunidade idosa aprecia bastante, daí a elevada participação registada ano após ano. Este tem sido o destino escolhido pela Câmara Municipal justamente porque é do agrado dos idosos, para além de reunir todas as condições para um evento com a elevada logística que este implica.

Por volta das 7h00 ocorre a saída dos autocarros de cada freguesia, realizando-se às12h15, a celebração da eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade com a participação de todos os idosos. O momento de lazer e convívio acontece depois com o piquenique, num dos parques do Santuário. No regresso a casa está prevista paragem nos Carvalhos, na área de lazer de Nossa Senhora da Saúde dos Carvalhos, culminando por volta das 20h00 esta jornada de lazer e convívio.

Na organização deste evento, a Câmara Municipal conta com a imprescindível colaboração das Juntas de Freguesia do concelho e o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Fão, dos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, que asseguram a assistência aos participantes.

A Festa do Idoso destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas portadoras de deficiência com autonomia, com idade superior a 35 anos, e pessoas que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade. Para além de proporcionar a visita ao Santuário de Fátima, local que os idosos muito apreciam, esta iniciativa constitui, também, uma oportunidade para os mais velhos conviverem entre si, contrariando a rotina do dia-a-dia e, em alguns casos, o isolamento social. Esta atividade insere-se na política social da Câmara Municipal para a terceira idade, designadamente no Programa “Envelhecimento Ativo”.