Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

“Festa da História” em Esposende valoriza Caminho Português da Costa

Festa da historia 1 1024 2500
01 Agosto 2017

festa_historia

Integrado no programa Esposende Verão 2017, o Município de Esposende, em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), apresenta um novo conceito de animação cultural, a Festa da História, que decorrerá entre 24 e 27 de agosto, na sede do concelho, sob a temática dos Caminhos de Santiago.

O novo formato surge na sequência da denominada Feira Medieval que o Município e a ACICE vinham promovendo anualmente e mantém os objetivos de promoção turística do concelho e de dinamização do tecido económico local. A estes objetivos associa-se, nesta edição, a promoção e valorização dos Caminhos de Santiago, concretamente do Caminho Português da Costa, ao abrigo da candidatura intermunicipal que envolve os municípios de Esposende, Valença, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Maia e Porto.

Com a cidade “vestida” a rigor, a Festa da História “Esposende no caminho de Santiago” promete dias de intensa animação, com espetáculos de fogo, música, dança, artes circenses, recriações de episódios históricos e, como não podia deixar de ser, a gastronomia, não faltando também o indispensável espaço infantil para os mais pequenos. Antevê-se, assim, mais um evento de sucesso, que atrairá mais visitantes à cidade e que enriquecerá o Verão em Esposende.

Refira-se que, no âmbito da referida candidatura, o Município de Esposende tem dinamizado um conjunto de ações para a valorização do Caminho Português da Costa. Assim, procedeu à instalação de sinalética, beneficiação do ancoradouro no rio Cávado, em Fonte Boa, e à requalificação e apetrechamento do Albergue S. Miguel, em Marinhas, para além da realização de concertos musicais “Sons no Caminho”.

Ciente da importância de criar fatores de atratividade capazes de cativar diferentes públicos, o Município de Esposende aposta, deste modo, num novo conceito de animação, alicerçado na componente cultural, que contribui para dar maior visibilidade ao Caminho Português da Costa.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, salienta que “este tipo de ações são determinantes para a valorização dos Caminhos de Santiago e para a promoção do nosso território e, consequentemente, para trazer mais gente a Esposende”. Benjamim Pereira nota que “atendendo ao cariz turístico do concelho, o Município tem tido a preocupação de, não só neste período como também ao longo de todo o ano, disponibilizar uma oferta de animação bastante alargada e diversificada”.