Esposende é o município do país com melhor qualidade de água para consumo

03 Outubro 2017

Pelo décimo ano consecutivo, a água para consumo distribuída no concelho pela Empresa Municipal Esposende Ambiente mantém o nível de excelência, conforme atesta o relatório de 2016 relativo ao “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humanos”, da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, ontem tornado público.

O relatório refere que “Portugal mantém o nível de excelência com o indicador de água segura na ordem dos 99%, podendo garantir-se à população que pode beber água da torneira com confiança", e coloca Esposende no topo dos municípios do país com melhores indicadores, no caso 100% qualidade.

A Esposende Ambiente faz o controlo analítico da qualidade da água a partir da torneira do consumidor, através da implementação de um programa de controlo da qualidade da água, devidamente aprovado pela ERSAR.

Para além das análises à água, a partir de dezenas de pontos de amostragem, a Esposende Ambiente desenvolve um programa de controlo operacional no sistema de abastecimento, que inclui o controlo analítico de diversos parâmetros em pontos da rede de distribuição de água, distribuídos por todo o concelho, o controlo da concentração de cloro e da pressão, assim como a implementação dos procedimentos necessários à garantia da boa qualidade da água.

Neste âmbito, os resultados obtidos confirmam que a água distribuída pela empresa cumpre todos os requisitos para poder ser classificada de excelente qualidade, não se tendo verificado qualquer não conformidade, à semelhança do que vem sucedendo na última década. Tal é reflexo de um trabalho contínuo e empenhado, e sempre na vanguarda, que conta também com a colaboração da entidade multimunicipal Águas do Norte.

Os resultados estão disponíveis para consulta pública na sede da empresa, bem como na página da Internet www.esposendeambiente.pt. O relatório “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humanos 2016” está disponível on-line em www.ersar.pt.

De salientar que a Esposende Ambiente tem no abastecimento de água para consumo humano uma das suas principais missões, implementando uma série de procedimentos rigorosos baseados nos critérios de qualidade descritos na legislação atualmente em vigor, facto que lhe valeu, vários anos consecutivos, a atribuição do Selo de Qualidade da ERSAR.