Água para consumo distribuída pela Esposende Ambiente é de excelente qualidade

10 Setembro 2014
A água para consumo distribuída no concelho pela Empresa Municipal Esposende Ambiente mantém o nível de excelência, como o certificam as 477 análises efetuadas entre janeiro e agosto deste ano, em 72 pontos de amostragem, a partir da torneira do consumidor.

Através da implementação de um programa de controlo da qualidade da água, devidamente aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a Esposende Ambiente faz o controlo analítico da qualidade da água na torneira do consumidor. Qualquer cliente pode propor à Esposende Ambiente que a sua habitação seja um ponto de amostragem, a incluir no programa de controlo da qualidade da água para o ano 2015, bastando, para o efeito, entrar em contacto com a empresa, até à próxima sexta-feira, dia 12 de setembro.

Para além das análises à água, a Esposende Ambiente desenvolve um programa de controlo operacional no sistema de abastecimento, que inclui o controlo analítico de diversos parâmetros em pontos da rede de distribuição de água, distribuídos por todo o concelho, o controlo da concentração de cloro e da pressão, assim como a implementação dos procedimentos necessários à garantia da boa qualidade da água.

Neste âmbito, os resultados obtidos confirmam que a água distribuída pela empresa cumpre todos os requisitos para poder ser classificada de excelente qualidade, não se tendo verificado qualquer não conformidade, à semelhança de anos anteriores. Os resultados estão disponíveis para consulta pública na sede da empresa, bem como na página da Internet www.esposendeambiente.pt.

De salientar que a Esposende Ambiente tem no abastecimento de água para consumo humano uma das suas principais missões, implementando uma série de procedimentos rigorosos baseados nos critérios de qualidade descritos na legislação atualmente em vigor, facto que lhe valeu a atribuição do Selo de Qualidade 2013 da ERSAR.