Município de Esposende aposta na prevenção antes da chegada das chuvas

13 Outubro 2017

Com o intuito de prevenir ou minimizar a ocorrência de cheias e inundações, a Câmara Municipal de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente e em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho, está a desenvolver mais uma campanha de sensibilização da população para a limpeza de linhas de água e de outros sistemas de escoamento de águas pluviais.

Pretende-se, deste modo, que a população, em devido tempo e à semelhança de anos anteriores, tome as necessárias medidas para precaver os efeitos nefastos das primeiras chuvas, evitando que provoquem estragos e prejuízos.

Para além de outras formas de divulgação e de sensibilização, está a ser distribuído um flyer junto da população, particularmente dos proprietários de terrenos confinantes, que aponta um conjunto de regras que deverão ser observadas e no qual são realçados os aspetos positivos das ações de intervenção.

Considerando que para existir um bom equilíbrio ecológico é necessário que, tanto os rios e ribeiros, como o ambiente terrestre envolvente, estejam em bom estado de conservação, é aconselhada a remoção das plantas invasoras do leito dos rios evitando a eutrofização do ribeiro e a limpeza dos materiais inertes do curso de água, e são indicadas quais as espécies de vegetação ribeirinha que se devem preservar ao longo dos cursos de água não navegáveis e não flutuáveis.

Adicionalmente, tem sido solicitada a colaboração de toda a comunidade para que possam avisar os serviços competentes sempre que verificarem a existência de problemas de escoamento nas infraestruturas de drenagem, como sarjetas, caixas de pluvial, entre outras.

Por via do cumprimento destas regras, a população estará a contribuir para antecipar potenciais problemas que venham a ocorrer por força da aproximação da época de maior pluviosidade.

Este tipo de ações de sensibilização desenvolvidas pelo Município tem-se revelado bastante eficaz, na medida em que, devido à execução das medidas preventivas, não se têm registado ocorrências de relevo.