Escola Básica do Facho (Apúlia) vence primeiro prémio de concurso nacional sobre segurança rodoviária

21 Março 2018

escola do Facho 1

Os alunos do segundo ano da Escola Básica do Facho, em Apúlia, venceram a 2.ª edição do projeto "Ensinar a segurança, preservar a vida", promovido pela Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA). A escola esposendense destacou-se, entre os 16 estabelecimentos de ensino que a nível nacional responderam ao desafio, submetendo 32 trabalhos a concurso.

No Salão Nobre da Junta de Freguesia da Estela, na Póvoa de Varzim, a professora Manuela Martins explicou a abrangência do projeto que ajudou os alunos a conceber e a desenvolver e que permitiu aplicar conhecimentos das mais variadas áreas do conhecimento. “Os alunos foram convidados a desenvolver as suas capacidades de Língua Portuguesa, ao redigir o texto de suporte ao projeto; de Matemática, pela aplicação dos conhecimentos de geometria; de Estudo do Meio, pelo conhecimento dos sinais de trânsito; e das Expressões Plástica e Dramática. Enfim, “apresentamos aos alunos a proposta para que pensem além do senso comum e serem sejam mais criativos no dia a dia”.

Na entrega de prémios estiveram presentes o diretor do agrupamento de escolas António Correia de Oliveira, representantes da associação de pais e o presidente da Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão.

A vereadora com o pelouro da Educação, Angélica Cruz, destacou a importância do projeto desenvolvido na escola do Facho, desde logo pela “envolvência da comunidade educativa, chamando à participação os pais e encarregados de educação”. A vereadora espera que este projeto sirva de exemplo e tenha aplicabilidade prática, com o objetivo de educar para uma verdadeira consciência de segurança rodoviária.
Paulo Areal, presidente da ANCIA destacou o trabalho desenvolvido pelas escolas, lembrando os números da sinistralidade, em Portugal, que ainda são responsáveis por muitas mortes.
“Em 2017 registaram-se 130 mil acidentes rodoviários, em Portugal, provocando a morte de 509 pessoas. Até março deste ano, já se registaram 95 mortes. São números que nos preocupam e que merecem todas as ações de sensibilização”, disse Paulo Areal.
O primeiro prémio alcançado pela Escola Básica do Facho no valor 1000€ (500 euros para a escola e 500 para a turma) será aplicado na aquisição de material didático que ficará à disposição de todos os alunos da escola. Além disso, o trabalho premiado será transformado em jogo didático.