Esposende organiza ação de voluntariado ambiental

12 Abril 2018

limpeza

Esposende vai mobilizar-se, nos próximos dias 13 e 14 de abril, numa grande ação de voluntariado ambiental, com ações de limpeza do litoral e zonas ribeirinhas do concelho.

O Município, através da empresa municipal Esposende Ambiente, associa-se a este projeto de voluntariado ambiental, apoiando as várias ações e convidando os estabelecimentos de educação e ensino, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações e comunidade em geral a participarem nesta ação de limpeza de praias e estuários.

Entre outros objetivos, pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, procurando reduzir o impacto de plásticos descartáveis no ambiente marinho. Os voluntários serão desafiados a separar os resíduos de plástico recolhidos durante a ação, com o objetivo de permitir a sua posterior valorização, seja através da integração dos resíduos na produção de calçado, seja através do desenvolvimento de oficinas de expressão artística, onde serão criadas esculturas a partir do lixo marinho recolhido.

Para além da Câmara Municipal e da Esposende Ambiente, estarão envolvidas nesta ação as Juntas de Freguesias, o Parque Natural do Litoral Norte, as associações de ambiente Rio Neiva e AssoBio, a Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social do Município de Esposende, a Associação Cívica Mais Esposende, a Associação Desportiva de Esposende, o projeto AMAReMAR, os agrupamentos de Escuteiros de Esposende, Marinhas e Mar, as Guias de Apúlia, as ECO Escolas concelhias, a Zouri Shoes, as várias escolas de surf e kitesurf concelhias, o Clube Náutico de Fão, o Clube Náutico de Gemeses e a Surfrider Foundation Porto, para além de inúmeros particulares que já manifestaram a intenção de participar nesta campanha.

Está garantida uma forte mobilização da comunidade nesta campanha, com o envolvimento de várias centenas de participantes. O dia 13 é mais dirigido à participação das escolas, sendo que, no dia 14, os interessados deverão comparecer, em qualquer um dos pontos de encontro, nomeadamente nos locais designados por cada uma das freguesias, na Foz do Neiva, em Antas, na Praia de Rio de Moinhos, em Marinhas, no Centro de Atividades Náuticas, em Esposende, no Clube Náutico de Gemeses, na Praia de Ofir, em Fão, ou junto ao Parque de Estacionamento da Praia da Couve, de Apúlia.

Mais informações estão disponíveis nas páginas eletrónicas e redes sociais dos parceiros envolvidos.