AQUA Cávado mobiliza comunidade em torno do rio

17 Abril 2018

Rio Cávado

Os alunos do 4.º ano da Escola Básica de Pinhote - Marinhas e do 3.º ano da Escola Básica de Apúlia, do concelho de Esposende, vão participar amanhã, dia 18 de abril, na iniciativa “Dias Viver a Água”, uma das muitas ações que fazem parte do projeto o “AQUA Cávado: o rio que nos une”.

Esta atividade tem como objetivo proporcionar experiências e transmitir conhecimento sobre diversas temáticas relacionadas com o recurso água. Durante a manhã, as crianças irão realizar uma visita ao Mosteiro de Tibães e desenvolvimento de experiências relacionadas com a temática água, depois farão um piquenique à beira rio, em Barcelos, e, já no período da tarde, consoante as condições meteorológicas, farão um percurso temático na margem esquerda do rio Cávado, com a colaboração do Parque Natural do Litoral Norte, ou uma visita ao Centro de Educação Ambiental de Esposende.

A atividade “Dias Viver a Água” dirigida à comunidade escolar do concelho repete-se no dia 17 de maio para os alunos do 3.º e 4.º anos das Escolas Básicas de Fonte Boa e de Gemeses, e, no dia 11 de junho, para os alunos do 4.º ano das Escolas Básicas de Curvos e de Apúlia.

Outra das iniciativas a desenvolver é um Ciclo de Ações de Sensibilização direcionadas para o público em geral, agricultores e escolas, sobre várias temáticas relacionadas com as problemáticas e oportunidades associadas aos rios Cávado e Homem e seu território.

O “AQUA Cávado: o rio que nos une” integra também a realização de eventos desportivos e de lazer ao longo das margens dos rios Cávado e Homem, com o objetivo de proporcionar a sua exploração e proximidade a estes recursos e a todas as suas potencialidades. É o caso da terceira edição do TRANSCÁVADO BTT-GPS 2018, que desafia à participação no Transcávado Slow Race, a versão tranquila, a decorrer nos dias 5 e 6 de outubro, no percurso Esposende -Terras de Bouro- Montalegre. Para os mais resistentes propõe-se a versão competitiva, o Trancávado Race, no dia 6 de outubro, ligando Esposende a Montalegre. Também faz parte do programa a caminhada “Cávado: o rio que nos une” que irá realizar-se a 24 de junho na margem esquerda do rio, entre Fão e Barcelinhos.

Para assinalar o Ano Internacional do Património Cultural, o programa do projeto AQUA Cávado integra, também, uma exposição itinerante denominada “Segredos do Cávado”, que percorrerá os seis municípios e que tem como objetivo dar a conhecer o vasto património construído de natureza cultural e infraestrutural, de natureza hidráulica e de obras de arte sobre os Rios Cávado e Homem.

À semelhança de 2017, o encerramento desta edição do AQUA Cávado terá lugar no Centro de Educação Ambiental de Esposende, no dia 1 de outubro, Dia Nacional da Água, onde será feita uma breve reflexão sobre as atividades desenvolvidas e perspetivas para a quinta edição do projeto.

O AQUA Cávado surgiu em 2014, sob tutela da Comunidade Intermunicipal Cávado e da Agência de Energia do Cávado, e é um projeto de caráter supramunicipal orientado para a sensibilização, conservação e valorização do património natural contido nas faixas ribeirinhas dos Rios Cávado e Homem. Os parceiros fixos são os representantes dos Municípios que integram a CIM Cávado, bem como com a Esposende Ambiente EM, o Mosteiro de Tibães, a AGERE, a Katavus e o Diário do Minho.

A sessão de apresentação do AQUA Cávado 2018 decorreu no passado dia 10 de abril, na CIM do Cávado, na qual o Município de Esposende se fez representar pela Vice-Presidente, Alexandra Roeger, tendo estado também presente o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, e da Esposende 2000, António Maranhão Peixoto.