Ação Nacional de Limpeza de Praias contempla Esposende

04 Junho 2018

limpeza praias1

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, vai associar-se à Ação Nacional de Limpeza de Praias, que a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e o Pingo Doce estão a promover em todo o país, até ao próximo dia 8 de junho.

O objetivo desta campanha é tornar as praias portuguesas mais limpas e o mar menos poluído. Assim, o desafio passa por mobilizar voluntários para estas ações de limpeza, sendo que as inscrições podem ser feitas através do telefone 21 778 00 97, telemóvel 964 656 033 ou e-mail geral@lpn.pt, indicando nome e data de nascimento.

Em Esposende, a ação de limpeza decorrerá na Praia do Fagil, na União das Freguesias de Apúlia e Fão, no dia 8 de junho, pelo que os interessados poderão inscrever-se através dos meios acima referidos e participar nesta iniciativa de voluntariado ambiental à escala nacional.

A campanha de limpeza arrancou no dia 30 de maio, no Algarve, nas praias de Albufeira, Faro e Lagos, no dia 2 de junho, centrou-se em Alcobaça e Sintra, amanhã, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, decorrerá em Oeiras e Setúbal, culminando no dia 8, em Aveiro e Esposende.

A Liga para a Proteção da Natureza e demais parceiros desta Ação Nacional de Limpeza de Praias notam que “amar o mar é um dever de todos nós” e alertam que se nada for feito dentro de pouco tempo os oceanos terão mais plástico do que peixe. Desafiam, assim, todos a contribuírem para contrariar este cenário, através de pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença para o futuro dos oceanos, do planeta e a humanidade, como sejam apanhar o lixo da praia depositando-o nos contentores apropriados, não depositar beatas na areia e, sempre que possível, usar materiais biodegradáveis ou reutilizáveis. “Ajudar também está nas suas mãos”, referem.