Esposende define medidas de defesa da área marinha do Litoral Norte

05 Junho 2018

zona marinha
Realizou-se hoje, dia em que assinala o Dia Mundial do Ambiente, em Esposende, o terceiro encontro promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e que visa a elaboração de planos de gestão de habitats naturais, da fauna e da flora selvagens, que incidem sobre sítios de importância comunitária, no caso concreto do Litoral Norte.
Em relação à área de Esposende, este terceiro encontro reuniu representantes do Município de Esposende e da administração central, assim como representantes da Capitania, de ONG, universidades e associações locais.
“Estes encontros permitem reunir contributos muito valiosos para a definição das medidas de conservação desta área marinha do Litoral Norte. Numa base de diálogo e de troca de ideias, foi possível apontar objetivos precisos de defesa do nosso território”, adiantou a vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger.
Os participantes neste encontro de Esposende fizeram incidir a sua análise sobre a ausência de boas práticas de gestão, nas diversas atividades e usos do espaço e dos recursos marinhos, assim como os conflitos entre interesses económicos e setoriais.
No caso concreto do Litoral Norte e tendo identificadas como atividades mais relevantes as pescas, a atividade balnear e a atividade marítimo-turística, pretende-se elencar medidas que contribuam para a manutenção do ciclo de vida de espécies e para a manutenção do património genético e da biodiversidade.
Será agora elaborado um plano de gestão que preveja a conjugação das questões relacionadas com a compatibilização entre os diferentes interesses setoriais e com a disponibilidade de recursos financeiros.
O plano de gestão das áreas marinhas incide sobre o Litoral Norte, Peniche/Santa Cruz, Sintra/Cascais, Arrábida/Espichel e Costa Sudoeste.