Teatro assinala Dia Mundial do Ambiente em Esposende

06 Junho 2018

19fevereiro2

Dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, decorreu no Auditório Municipal de Esposende, a última de três sessões da peça de teatro “A Revolta dos Ecopontos”, apresentada pela Tin.Bra – Academia de Teatro, Braga, iniciativa de educação e sensibilização ambiental dirigida aos alunos do 2.º e 3 ciclos dos Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Cávado.
Esta iniciativa, organizada pela Esposende Ambiente e pelo Município de Esposende, é uma das quatro ações que compõem a “Campanha de Sensibilização Intermunicipal para Recolha Seletiva e Compostagem doméstica no Cávado”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) para o território da NUT III Cávado e financiada pelo PO SEUR. Esta campanha, atualmente ainda a decorrer, tem como principal objetivo sensibilizar a população em geral e população escolar para a recolha seletiva e compostagem doméstica, fomentando a adoção de hábitos ambientalmente mais corretos e consequente redução da quantidade de resíduos passíveis de valorização encaminhados para aterro.
Ao longo de três sessões assistiram a esta peça de teatro quase meio milhar de alunos do 2º e 3º ciclos pertencentes a 19 turmas da Escola António Correia de Oliveira, Escola António Rodrigues Sampaio, EB2,3 de Forjães, Escola Secundária Henrique Medina e Escola Profissional de Esposende. Para além da distribuição de material de sensibilização pelos participantes, foi igualmente entregue a cada uma das escolas um ecoponto doméstico, ato simbólico com vista à promoção de boas práticas de gestão de resíduos no espaço escolar.
Ainda no âmbito desta Campanha de Sensibilização e no que diz respeito à vertente da promoção da compostagem doméstica, será ainda realizada em junho, em data e local a definir, uma nova sessão de esclarecimento dedicada ao tema da compostagem, seguida da entrega de compostores domésticos aos munícipes interessados em reaproveitar os seus resíduos orgânicos e que não tiveram oportunidade de participar nas sessões que decorreram nas Juntas de Freguesia. Tendo em conta que existe um número limitado de compostores disponíveis, os interessados em receber um dispositivo para fazer compostagem doméstica em casa deverão manifestar o seu interesse através de envio de mail para cea@esposendeambiente.pt.