Município de Esposende alarga experiências na arte do trabalho do junco

21 Junho 2018

Creatour 1

O Município de Esposende, como membro da rede nacional de turismo criativo Creatour participou no National IdeaLab and 2nd International Conference "Emerging and Future Trends in Creative Tourism", que decorreu na Universidade do Minho, em Braga. O projeto Creatour visa Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais
A equipa de trabalho apresentou o projeto piloto EScriativo, especificamente o projeto municipal que se baseia na criação de experiências e atividades artesanais associadas ao junco.
Assente no caráter único da arte de trabalhar o junco, com o EScriativo estrutura-se um projeto de turismo criativo baseado na oportunidade de oferecer ao visitante experiências exclusivas, capazes de estimular o seu potencial criativo e que estejam profundamente enraizadas na vida da comunidade anfitriã.
Este projeto de turismo criativo está a ser desenvolvido com base na criação de oficinas que estimulem experiências criativas informais, constituídas por pequenos grupos de visitantes.
Em fase mais avançada do projeto, perspetiva-se a associação da experiência ao território, incluindo essa atividade no ciclo de junco, visitando o local de cultivo, colhendo junco. No fundo, participando em todo o processo de criação de artigos ligados a esta arte. O gozo do território pode ser um momento inspirador, contribuindo para o processo criativo e para uma experiência mais autêntica, baseada em motivos e produtos locais com caráter e significado para o território.
As experimentações relacionadas com a arte do junco, têm sido desenvolvidas no Centro de Informação Turística de Esposende, mas prevê-se que, brevemente, realizar-se-ão ações ao ar livre, em locais públicos. Está previsto o workshop “0 junco sai à rua”, a realizar na Feira Mensal de Artesanato, a 15 de julho; e “O junco vai à praia”, com workshop e desfile de moda, na Praia de Suave Mar, a 26 de agosto. No dia 29 de setembro, realizar-se-á uma ação de promoção das “Artes do Junco”, integrando as comemorações do Dia Mundial do Turismo.
Refira-se que foram já desenvolvidas, no âmbito do Turismo Criativo, várias ações, entra as quais destacamos dois seminários internacionais e workshops.
Prevê-se que no primeiro trimestre de 2019, estas oficinas temáticas sejam realizadas no Centro Interpretativo do Junco, a construir na vila de Forjães.