Município de Esposende alarga compostagem às escolas e IPSS’s

28 Junho 2018

compostagem

No próximo ano letivo, o Município de Esposende vai estender a campanha de compostagem dos resíduos orgânicos aos estabelecimentos de educação e ensino e instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Esta iniciativa, que está a ser desenvolvida pela empresa municipal Esposende Ambiente, é uma das quatro ações que compõem a “Campanha de Sensibilização Intermunicipal para Recolha Seletiva e Compostagem Doméstica no Cávado”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) e financiada pelo PO SEUR. Esta campanha tem como principal objetivo sensibilizar a população em geral e a comunidade escolar para a recolha seletiva e compostagem doméstica, fomentando a adoção de hábitos ambientalmente mais corretos e consequente redução da quantidade de resíduos passíveis de valorização encaminhados para aterro.

Depois de ter realizado uma conjunto de ações nas Juntas de Freguesia do concelho, com entrega de compositores aos munícipes que se mostraram interessados em aderir à compostagem doméstica, o Município vai alargar esta ação aos estabelecimentos de educação e ensino e instituições que pretendam iniciar a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos em meio escolar, nomeadamente os resíduos resultantes da manutenção dos canteiros e jardins, bem como as sobras de frutas, legumes e hortícolas dos lanches e refeições dos alunos e utentes das IPSS’s.

No passado dia 27 de junho decorreu, no Auditório do Centro de Educação Ambiental de Esposende, em Marinhas, a última sessão de esclarecimento dedicada à temática da compostagem doméstica, para a comunidade em geral. No final da sessão, foram entregues compostores domésticos aos participantes, bem como um guia sobre como desenvolver este procedimento em casa.