Município de Esposende convida visitantes a experimentar artes locais

10 Julho 2018

O Município de Esposende está a promover, junto dos visitantes e no âmbito da rede nacional de turismo criativo, CREATOUR, formas de experimentações de tradições locais. Na primeira fase, a ação tem contemplado a criação de experiências e atividades artesanais associadas ao junco, mas o plano é mais vasto e envolve outras áreas, como a tradição em torno do sargaço.
As experimentações relacionadas com a arte do junco têm sido desenvolvidas no Centro de Informação Turística de Esposende, mas há ações programadas para locais públicos. Assim, aproveitando a realização da Feira Mensal de Artesanato de Esposende, a 15 de julho, realiza-se, no Largo Rodrigues Sampaio, o workshop “O junco sai à rua”, aproveitando o certame e todos os visitantes da cidade em época alta. Esta oficina criativa a realizar no recinto da feira, pretende promover as artes do junco, levando este tipo de artesanato ao encontro de todos.
De resto, esta é mais uma ação integrada no EScriativo, um projeto municipal de turismo criativo, baseado na oportunidade de oferecer ao visitante experiências exclusivas, capazes de estimular o potencial criativo, em áreas que estejam profundamente enraizadas na vida da comunidade anfitriã.
O Município de Esposende é membro da rede nacional CREATOUR, um projeto que visa desenvolver destinos de Turismo Criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais.
Refira-se que foram já desenvolvidas várias ações, pelo Município de Esposende, no âmbito do Turismo Criativo, entre as quais destacamos dois seminários internacionais e oficinas.
Prevê-se que no primeiro trimestre de 2019, estas oficinas temáticas passem a realizar-se no Centro Interpretativo do Junco, localizado na freguesia de Forjães.
Para este trimestre de julho a setembro estão previstas ainda as ações “O junco vai à praia”, com workshop e desfile de moda, na Praia de Suave Mar, no dia 26 de agosto. No dia 29 de setembro, realizar-se-á, no Centro de Informação Turística de Esposende, uma ação de promoção das “Artes do Junco”, integrando as comemorações do Dia Mundial do Turismo.