Galaicofolia valoriza o património cultural de Esposende

21 Julho 2018

“A Galaicofolia assume grande relevância para o turismo local, contribuindo para a preservação da memória e identidade, apresentando aos turistas a essência e os significados do património local”, assumiu Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, após a cerimónia de abertura da Galaicofolia. Promovida pelo Município de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã, a viagem histórica pela cultura, tradição e rituais do povo que há dois mil anos habitou o castro de S. Lourenço prolonga-se até domingo.

A Galaicofolia é um evento cultural que divulga o património arqueológico, alia lazer e entretenimento, tendo como cenário o castro da Idade do Ferro sobranceiro à cidade de Esposende. Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, “é cada vez mais importante atendermos às relações e dinâmicas que podem ser estabelecidas entre o turismo, o património cultural, a história, o planeamento e a preservação”. Por isso, Benjamim Pereira entende que “a Galaicofolia dá um substancial contributo para o desenvolvimento da iniciativa local, da importância do turismo cultural e da valorização do património monumental”.

A reorganização do espaço confere um novo figurino ao evento, mantendo as áreas temáticas que projetaram a Galaicofolia como uma das recriações histórico-culturais de referência. Música, dança e gastronomia contribuem para divulgar a importância arqueológica do Castro de S. Lourenço.

Nas casas do castro podem apreciar-se alguns momentos da vida dos povos de há 2000 anos, numa verdadeira aula de História ao vivo. Acampamento romano, quintinha dos animais, mercado, desafios de destreza, força e coragem, espaço Caturo para os mais novos são algumas das propostas para os milhares de visitantes aguardados. No espaço alimentar, as associações locais apresentam algumas das muitas iguarias da região.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende destacou “o trabalho desenvolvido ao longo do ano para que, agora, sejam apresentadas encenações históricas fiéis de música e dança galaicas, peças de teatro, workshops temáticos de ofícios”. De igual modo, Benjamim Pereira vincou o trabalho realizado pelo Município, na divulgação do evento, marcando presença em feiras de turismo, principalmente em Espanha, sendo aguardada a presença de muitos visitantes oriundos da Galiza.

A organização disponibiliza transportes gratuitos, a partir da cidade de Esposende (na paragem junto ao Mercado Municipal) até ao evento e, nas imediações, estarão disponíveis parques de estacionamento, também eles gratuitos.