Município de Esposende e Resulima desafiam “Comércio a Reciclar”

23 Julho 2018

_DSC0260

Com o intuito de fomentar a separação de resíduos e, consequentemente, melhorar o desempenho ambiental do Município, a Câmara Municipal de Esposende associa-se à Resulima na implementação do projeto “Comércio a Reciclar”. Já desenvolvido com sucesso noutros concelhos, o projeto chega agora a Esposende com o apoio do Fundo de Coesão da União Europeia através do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A iniciativa, esta tarde apresentada em sessão pública, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, passa pela sensibilização do pequeno comércio e serviços para a correta separação dos resíduos valorizáveis, designadamente papel/cartão, plástico/metal e vidro. Para tal, a Resulima, entidade responsável pela gestão e valorização deste tipo de resíduos no concelho de Esposende, disponibiliza um serviço de recolha direta, totalmente gratuito e de acordo com as necessidades dos comerciantes/clientes.

Pretende-se motivar a alteração de comportamentos que permitam melhorar o desempenho ambiental do Município elevando-o para outros patamares de excelência, assinalou a Vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, lembrando que Esposende tem sido pioneiro no desenvolvimento de uma série de projetos de cariz ambiental, designadamente na área da gestão dos resíduos, recolha seletiva e educação ambiental, implementados por via da empresa municipal Esposende Ambiente. Ao abraçar este projeto, o Município está também a contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas até 2020 no que respeita à separação dos resíduos valorizáveis, salientou Alexandra Roeger, exortando os comerciantes a aderirem a este serviço.

Rui Silva, da Resulima, explicou que atualmente o rácio ronda os 30 quilos material reciclável por habitante, sendo que o objetivo é atingir os 45 quilos até 2020. A campanha de sensibilização traduz-se na visita ao pequeno comércio e serviços do concelho, articulando o processo de recolha dos resíduos. Rui Silva vinca que este serviço não implica quaisquer custos para os comerciantes/clientes e que vai permitir aumentar os índices de recolha seletiva no concelho. O objetivo é “dar um impulso ainda maior” a este processo, aproveitando este período em que Esposende regista um aumento de população e, por conseguinte, de produção de resíduos, referiu Rui Silva, salientando, contudo, que este serviço é para manter ao longo de todo o ano.