Município apoia propostas para Esposende no âmbito do Orçamento Participativo

01 Agosto 2018

ELivro

A votação nas propostas finalistas do Orçamento Participativo termina no dia 30 de novembro e os esposendenses podem votar em dois projetos que abrangem o concelho: no âmbito do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da CIM Cávado, do qual a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura faz parte, foi apresentada a proposta “ELivro onde quiser”; a título particular, Teresa Nunes propõe o projeto de criação de um local de encontro de artes e artistas associado também à transmissão de saberes de artes e ofícios.
A proposta ELivro onde quiser, visa criar uma plataforma nacional de leitura digital. E, porque as bibliotecas públicas “têm um papel fundamental no desenvolvimento e amadurecimento cultural dos indivíduos”, atentos à evolução tecnológica, os proponentes deste projeto propõem a criação de uma plataforma nacional que disponibilize um serviço online de empréstimo de títulos atuais de publicações monográficas em formato digital/ebook em qualquer área do conhecimento, editados por diferentes empresas portuguesas com direitos de edição e de publicação.
Esta plataforma deverá ser impulsada e apoiada pelo Ministério da Cultura – Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, pelo Ministério da Educação – Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, pelo Plano Nacional de Leitura tutelado pelo Governo, em estreita colaboração com as editoras portuguesas e as Comunidades Intermunicipais - Grupos de trabalho de Bibliotecários.
Esta proposta do OPP 2018, tem o número 78: “ELivro onde quiser” e pode votar-se acedendo ao link: https://opp.gov.pt/proj/78.

Já o projeto de criação de um espaço destinado às artes e artistas decorre da necessidade revelada pela comunidade artística em reunir num espaço, qual residência artística, onde possam guardar os seus materiais, ensaiar, criar, conversar com outros artistas, expor os seus trabalhos, cozinhar as suas ideias, arriscar e experimentar.
Este projeto pretende incentivar o aumento da atividade e oferta cultural da região, o pensamento social e manifestação cultural, servindo os municípios envolvidos.
O voto neste projeto pode fazer-se através do link: https://opp.gov.pt/proj/113?page=1&ordering=random_order&search=hub