Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende acolhe Simpósio sobre a doença Hemocromatose

Simp sio hemocromatose 1 1024 2500
10 Setembro 2018

A Câmara Municipal de Esposende associa-se à Associação Portuguesa de Hemocromatose (APH) e ao Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III - Barcelos/Esposende na realização de um Simpósio, subordinado ao tema “Sobrecarga de Ferro: quando, como e porquê referenciar?”, iniciativa que terá lugar no próximo dia 21 de setembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Os trabalhos iniciam-se às 14h00, com a abordagem de “Os grandes desafios na deteção precoce da hemocromatose”, seguindo-se a discussão de casos clínicos. O encerramento está previsto para as 18h00, com a intervenção de António Duarte, Presidente da Associação Portuguesa de Hemocromatose.

A participação neste Simpósio é gratuita, contudo carece de inscrição obrigatória, a efetuar on-line em: https://goo.gl/forms/jIv46wNw1ePnzCkv1.

O Município, no âmbito do Plano Municipal de Promoção da Saúde, contribui, deste modo, para a divulgação da hemocromatose, caracterizada como uma doença hereditária onde se verifica uma absorção exagerada de ferro. Estimando-se que 5 a 10 por cada mil pessoas seja portadora do gene da hemocromatose é importante diagnosticar e tratar precocemente, pois caso contrário o excesso de ferro e os depósitos de ferro poderão dar origem a outras problemáticas a nível da saúde, como cirrose, cancro, insuficiência cardíaca, diabetes, artrite ou impotência sexual.

O Município reconhece o papel importante da APH junto da sociedade, em matérias como a sensibilização da comunidade científica e médica para o diagnóstico e prevenção da hemocromatose, de modo a atenuar os seus efeitos na qualidade de vida da população portuguesa; realização de ações de divulgação, alertando para a necessidade de realizar o diagnóstico precoce - simples exame ao sangue; auxílio dos doentes e suas famílias e atuação junto do Governo e da Administração da Saúde, para a execução de programas para o diagnóstico precoce da Hemocromatose.