Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende alerta para as demências com Passeio da Memória

Passeio mem ria 1 1024 2500
11 Setembro 2018

O Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que se comemora a 21 de setembro, vai ficar marcado em Esposende pela realização do Passeio da Memória. Trata-se do grande evento anual da Associação Alzheimer Portugal, que assinala o Dia Mundial desta doença e ao qual o Município de Esposende se associa, com a colaboração da empresa municipal Esposende 2000.

O Passeio da Memória consiste numa caminhada solidária a favor da Alzheimer Portugal. A participação pressupõe um donativo de 5 euros por pessoa, sendo que a receita reverte integralmente para a Associação Alzheimer. As inscrições são efetuadas diretamente no site institucional do evento em: http://passeiodamemoria.org/pt/esposende, ou presencialmente nas Juntas de Freguesia ou no Centro de Informação Turística.

A caminhada terá início pelas 21h30, no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado e percorrerá a avenida marginal até à Praça das Lampreias, na foz do rio Cávado.

Para além de assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, o Passeio da Memória pretende informar e consciencializar a comunidade para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência e para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

A doença de Alzheimer é a forma mais prevalente das várias demências existentes e provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras). Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida.

Também com o intuito de informar e sensibilizar a população para a problemática das demências, realiza-se, no dia 22 de setembro, na Casa da Juventude de Esposende, uma sessão itinerante do Café Memória, a partir das 15h00, com entrada livre.