Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Café Memória sensibiliza comunidade de Esposende para demências

Caf  mem ria 1 1024 2500
12 Setembro 2018

A Casa da Juventude de Esposende vai acolher, no próximo dia 22 de setembro, às 15h00, uma sessão itinerante do Café Memória, uma iniciativa da Sonae Sierra e da Associação Alzheimer Portugal, em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Esta ação será o ponto de partida para a criação do “Café Memória” no concelho de Esposende, na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Esposende em parceria com Associação Alzheimer Portugal, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas e Unidade ConVidaSaúde do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado Ill–Barcelos/Esposende.

Neste contexto, o Município aprovou, recentemente, o protocolo a celebrar com a Associação Alzheimer Portugal, Sierra Portugal, S.A e o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas com vista a criar no concelho um espaço destinado aos familiares, cuidadores e amigos de pessoas com Alzheimer ou com outro tipo de demência, em que possam partilhar experiências, informação e servir de suporte mútuo, num contexto informal.

Esta sessão pretende, assim, informar e sensibilizar a comunidade sobre as demências, de forma descontraída e informal. Inicia com o acolhimento individual de cada um dos participantes, uma dinâmica de apresentação seguida de uma pausa para café para promover o convívio entre todos. Termina com a apresentação do tema “Vamos falar sobre Doença de Alzheimer e outras demências” por dois técnicos que conduzem a sessão. A participação nesta sessão é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

O Café Memória foi lançado em 2013 e consiste numa intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica. Conta atualmente com 18 locais de encontro em todo o país e com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, a nível nacional e local. Destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores e concretiza-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou ação social e voluntários.

Pretende, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado.

Igualmente com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a problemática das demências, no dia 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, terá lugar em Esposende o Passeio da Memória, uma caminhada solidária a favor da Associação Alzheimer Portugal.