Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Inaugurada Requalificação do Parque Desportivo de Gemeses e Zona Envolvente

5 1 1024 2500
03 Novembro 2018

1

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, presidiu esta tarde à cerimónia de Inauguração da Obra de Requalificação do Parque Desportivo de Gemeses e Zona Envolvente.

A intervenção traduziu-se na requalificação do polidesportivo e na construção de um parque infantil e de um parque de fitness e correspondeu a um investimento do Município de aproximadamente 156 mil euros.

Numa segunda fase, serão construídos oito lotes, com o intuito de fixar população na freguesia e, numa terceira fase, será executada a requalificação do campo de jogos e do arruamento principal e construído um parque de estacionamento. Em termos globais, está em causa um investimento que ronda um milhão de euros e que será totalmente suportado pelo Município, constituindo, por isso, “um esforço muito mais acrescido”, referiu Benjamim Pereira, notando que, caso fosse comparticipada por fundos comunitários, a obra seria financiada a 85%.

O autarca expressou a sua satisfação pela concretização desta primeira fase da obra, que se encontra concluída e ao serviço da população há algum tempo. Em resposta ao Presidente da Junta de Freguesia, Eduardo Maia, que reclamou mais investimento para Gemeses, Benjamim Pereira lembrou alguns dos mais recentes investimentos do Município, nomeadamente na remodelação e na melhoria da eficiência energética do Centro Náutico, o apoio à Junta de Freguesia para a aquisição de um veículo de transporte de passageiros, remodelação da sua sede e requalificação do cemitério, e o apoio à Paróquia para obras de conservação e substituição de mobiliário no Salão Paroquial, totalizando um montante próximo dos 600 mil euros.

Benjamim Pereira afirmou que o Município tem concretizado investimentos em todas as freguesias do concelho, “sempre numa lógica de sustentabilidade financeira”, e garantiu que é para manter o ritmo constante de obras, aproveitando também as oportunidades de financiamento do PARU – Plano de Ação para a Regeneração Urbana. Relativamente a Gemeses, adiantou que será concretizado o alargamento da Rua da Boavista e a criação de um parque de estacionamento junto ao Clube Náutico, estando também garantido o apoio camarário à obra de construção da capela mortuária.

“O futuro de Esposende está muito bem entregue, do ponto de vista financeiro somos exemplares” afirmou Benjamim Pereira. Sublinhou que o orçamento do Município para 2019 é de 25,5 milhões de euros, “um dos maiores de sempre”, vincando, contudo, que poderá ultrapassar os 30 milhões de euros, em virtude de um superavit de 5 milhões, que transitará para 2019. Desvalorizou, por isso, as críticas ao documento, particularmente de quem prescindiu, aquando da sua elaboração, do Direito de Oposição.

“É uma obra relevante para o desenvolvimento de Gemeses, só pecando por ser tardia”, afirmou o Presidente da Junta de Freguesia, Eduardo Maia, manifestando a sua satisfação pela concretização da intervenção e expressando agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal.

Já com os olhos postos no futuro, o autarca de Gemeses reivindicou mais investimento para a freguesia, apontando algumas intervenções que gostaria de ver concretizadas, e defendeu a criação de uma nova centralidade em Gemeses. Concluiu, expressando o desejo de que sejam mais frequentes cerimónias inaugurais em Gemeses.

No final da cerimónia inaugural, alunos da Escola Básica de Gemeses fizeram chegaram ao Presidente da Câmara Municipal e ao Presidente da Junta de Freguesia uma missiva a solicitar a melhoria das condições do estabelecimento de ensino, nomeadamente através da instalação de um parque infantil e de balizas e criação de recreio coberto. Benjamim Pereira agradeceu a intervenção cívica das crianças e prometeu atender aos pedidos.

A cerimónia culminou com um jogo entre o executivo municipal e atletas de Gemeses, assinalando, assim, a inauguração do polidesportivo.